Tucunaré-açu de 92 centímetros! Exemplar capturado no Rio Uneiuxi é recorde brasileiro absoluto!

Capturado pelo pescador esportivo Igor Paschoal em agosto, peixe é o maior já catalogado da espécie. Parceiro de pescaria havia pego recorde anterior minutos antes.

Por Marcelo Telles - 17/10/2023 em Notícias / Geral - atualizado em 17/10/2023 as 15:37

Nada como fazer uma pescaria de sucesso, não é verdade? Mas como podemos classificar uma pescaria de sucesso? Igor Paschoal e Lucas Methner podem explicar um pouco melhor.


Afinal, um deles pegou um tucunaré-açu recorde de 91 centímetros, empatando com outros dois pescadores já registrados, enquanto o outro, minutos depois, resolveu ultrapassar o amigo e capturou o recorde absoluto masculino homologado no país: um tucunaré-açu de 92 centímetros!



Isso tudo aconteceu na região do Rio Uneiuxi, em Santa Isabel do Rio Negro-AM, no dia 29 de agosto deste ano.


Os dois peixes foram registrados esta semana pela BGFA Recordes, a ‘Brazilian Game Fish Association’, órgão oficial que reconhece os recordes de exemplares capturados no mundo da pesca esportiva.


O tucunaré-açu, peixe da espécie Cichla temensis, é considerado o símbolo da pesca esportiva e um dos mais procurados em todos os cantos do país quando o assunto é pesque e solte.


Acompanhado do amigo e do guia Genesio Duarte Alves, mais conhecido pelo apelido de Maçarico, que inclusive indicou o melhor local de pesca, Igor entrou para a história do esporte com o exemplar capturado, que pesava, aproximadamente, 11 quilos.



Mesmo com esse peso, o peixe pescado e solto entrou como recorde absoluto na modalidade comprimento, na categoria Brasileiro Absoluto Masculino. Mas essa história consegue ficar ainda melhor se a gente lembrar de tudo o que aconteceu antes.


Como que, em uma única pescaria, o parceiro Lucas Methner captura um recorde que é quebrado pelo próprio amigo, minutos depois? Surreal!


Antes desta pescaria marcante, os recordes nacionais destas categorias reconhecidos pela BGFA eram de Crystiano Ricardo de Sousa e de Fabiano Ludeke, ambos com um exemplar de 91 centímetros.


Foi aí que Lucas Methner entrou para a história, antes do que seu parceiro, empatando o recorde de Cristiano e Fabiano, se tornando um dos pescadores a fisgar o maior exemplar de tucunaré-açu na categoria.


Porém, como já comentamos, o pescador Igor Paschoal, de 41 anos, não estava para brincadeira. Após o rápido almoço e a volta para a pescaria, Igor lançou suas iscas e sentiu a fisgada do que parecia ser um dos maiores peixes já capturados pelo pescador.


Com uns minutos de briga e muito medo do exemplar escapar, o pescador tirou o exemplar das águas com o passaguá. Após a medição, a festa foi impossível de parar! É recorde nacional com um tucunaré-açu de 92 centímetros! Arrepiante!



De acordo com a BGFA Recordes, o equipamento utilizado foi uma Vara Enzo 5'6" 20 lb, Carretilha Curado DC 151XG, Linha Multifilamento 65 lb e Isca Rocket 140, com a operação Barco Zaltana.


Parabéns, Igor e Lucas! Que show de pescaria!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS