Loader

Tucano receberá prótese de bico impressa em 3D

Animal perdeu o bico em ataque na Costa Rica

Por FishTV - 20/02/2015 em Notícias / Geral

Na Costa Rica, um tucano que perdeu a parte superior do bico após ser maltratado por jovens deve receber uma prótese produzida em uma impressora 3D. Quatro empresas se voluntariaram a ajudar o animal e afirmam que esta será a primeira vez que a tecnologia será usada para este tipo na região. Nos EUA, bicos protéticos já foram criados para uma águia e um pinguim. 

Prótese adaptável deve ajudar Grécia a se alimentar sozinho. (Imagem: Reprodução/AFP)


O tucano macho Grécia, foi levado para um centro de resgate de animais em janeiro, após ter sido encontrado na província de Alajuela. As fotos de seu bico mutilado circularam por jornais da Costa Rica e nas mídias sociais, causando indignação na população, que criou uma campanha para conseguir um bico de prótese. Logo milhares de dólares foram arrecadados e várias empresas costarriquenhas ofereceram ajuda. 

Animal perdeu o bico após ser maltratado por jovens na Costa Rica. (Imagem: Reprodução/AFP)


Além da alimentação, o bico dos tucanos também é responsável por regular a temperatura corporal. Segundo a veterinária do centro de resgate Zoo Ave, Carmen Soto, Grécia está se recuperando bem e já consegue se alimentar por conta própria, porém em pequenas quantidades, por isso é necessário ajudá-lo a comer.

O designer Nelson Martinez, foi um dos que se propuseram a ajudar a ave, ele pretende criar um modelo que tenha uma parte fixa e outra móvel, para que possa ser limpo e substituído, já que o tucano ainda está em fase de crescimento. Agora resta saber se Grécia aceitará a prótese. 


Fonte: G1

MAIS NOTÍCIAS