Surto de 'urina preta' faz governo amazonense solicitar suspensão do consumo de três tipos de peixes

Governo do estado pede que população pare de consumir Tambaqui, Pirapitinga e Pacú por mais uma semana

Por Marcelo Telles - 08/09/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 08/09/2021 as 10:21

A misteriosa doença chamada de 'urina preta', já assusta pelo nome. Só que, dessa vez, deixou ainda mais assustados os moradores da cidade de Itacoatiara, no Amazonas, cerca de 175 quilômetros de Manaus.

O governo emitiu, na semana passada, um comunicado pedindo para que a população evitasse o consumo de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui que vivem em lagos e rios da região, por quinze dias.

Segundo o comunicado, sua ingestão pode estar associada aos elevados índices da doença na região. O pedido do governo é de que a população pare de consumir esses pescados até o fim da semana que vem.

Urina escura é um dos principais sintomas da doençaUrina escura é um dos principais sintomas da doença — Foto: Reprodução/O Liberal

Essa enfermidade chama-se doença de Haff, que se caracteriza por alguns sintomas específicos. Os pacientes que apresentam a doença, costumam relatar dores extremas vindo do pescoço para todo o corpo, rigidez muscular, dor no tórax, falta de ar, dormência, perde de força e, até mesmo, falência dos rins.

Mas o que faz a doença de Haff ser chamada de 'urina preta', é a urina de cor muito escura, em decorrência da enzima CPK, que está associada à ingestão de alguns pescados mal conservados.

Ontem de manhã, um homem de 55 anos morreu com suspeita da Síndrome de Haff. Genivaldo Cardoso de Azevedo era mototaxista e deu entrada no hospital com sintomas da doença, após ter consumido peixe no final de semana, segundo amigos. O laudo médico atestou que a causa da morte foi uma infecção generalizada.

rês espécies de peixes podem estar causando surto na região Norte do país Três espécies de peixes podem estar causando surto na região Norte do país — Foto: Reprodução/Rádio Rio Mar

A toxina causada pela doença, provoca uma intensa lesão nos músculos, a rabdomiólise. Essa lesão libera a proteína mioglobina e acaba sobrecarregando o trabalho dos rins.

Com o alto preço da carne bovina, o pescado tem sido uma solução para muitas famílias. É preciso ter cuidado, mas o consumo de peixes não está proibido.

O governo solicita que os peixes de cativeiro podem ser consumidos em segurança, inclusive no município de Itacoatiara, onde ocorreu o surto.





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS