Seja voluntário no RS! A ajuda do povo servindo “de modelo à toda Terra”

Com milhares de voluntários e pontos de doações em diversos locais do Brasil e do exterior, união do povo tem sido a esperança de todo o Rio Grande do Sul.

Por Marcelo Telles - 09/05/2024 em Notícias / Geral - atualizado em 09/05/2024 as 17:37

As últimas palavras do hino do estado Rio Grande do Sul, já mostravam que toda a Terra teria como modelo os feitos do povo gaúcho.


Em uma situação inimaginável, onde uma série de chuvas intensas fez rios e represas transbordarem em todo o estado, a tristeza parece ser sem fim. Porém, uma luz de esperança tem feito o estado respirar novamente: o povo.


Voluntários se unem para ajudar quem foi atingido pelas enchentes. Foto: Reprodução / Prefeitura de Porto Alegre. 


Misturadas em diversos grupos e em vários locais diferentes, nesse momento, não tem nem como dizer de onde são essas pessoas. Voluntários de todo o Rio Grande do Sul se uniram, convocando todo o planeta para a causa.


O resultado disso: milhares de pessoas voluntárias de todos os estados brasileiros, além de vários que vieram do exterior. Isso sem contar os pontos de coleta de doações, que são incontáveis em todo o mundo.


Pessoas, empresas, organizações e instituições se uniram, como em uma só corrente, e se deslocaram até o estado para ajudar muitas pessoas que eles jamais haviam visto.


Cidades de todo o Brasil estão se unindo para ajudar. Foto: Reprodução / ND Mais. 


As doações chegam aos montes, sem destinatários e remetentes muito específicos, mas com um endereço certo: do povo para o povo. Nesse momento crítico, vemos que o time de futebol não importa, muito menos sua posição política ou religião pessoal.


O povo, de olhos fechados, esticou a mão para salvar quem já estava quase sem esperança. Em todo o estado, voluntários estão trabalhando incessantemente, dia e noite, comendo e dormindo mal, com uma exaustão física e emocional nunca antes vista. Porém, seguem de pé.


Acontece que, em algum momento, essas pessoas vão precisar se revezar, novos pontos de acolhimento surgirão, além da chegada de mais pessoas e animais resgatados. Sem contar que toda comida, apesar de extremamente bem-vinda, acaba rápido.


Água potável é um dos principais itens solicitados para doação. Foto: Reprodução / Agência Brasil. 


Todas as roupas doadas são essenciais, mas para quem perdeu tudo, esse número ainda pode ser maior, bem como os demais bens materiais. As pessoas também precisam de remédios urgentes!


Os milhares de animais resgatados também precisam de comida, pote de ração, água, cama, coleira, além de pessoas para ajudar na organização, no carinho e na divulgação para encontrar seus respectivos tutores.


Por isso, um recado é muito importante. O RIO GRANDE DO SUL PRECISA DA SUA AJUDA!


Mesmo com muitos voluntários, Rio Grande do Sul ainda precisa de mais ajuda. Foto: Cristine Rochol / PMPA. 


Pesquise, em sua cidade, onde são os pontos de coleta de doações para as enchentes no Rio Grande do Sul e ajude, se possível.


Caso possa fazer doação em dinheiro, procure grupos sérios, sem risco de golpes, e transfira o que conseguir. Se você puder ajudar com trabalho voluntário então, vai ser extremamente importante.


Vamos repassar, abaixo, alguns serviços para cadastro de voluntariado. 



Defesa Civil do Rio Grande do Sul
(Voluntários para organização, seleção e triagem das doações).


Secretaria Estadual da Saúde (SES)

(Para o cadastro de profissionais de saúde). 


Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)
(Para o cadastro, exclusivamente, de médicos).



SOS Saúde Rio Grande do Sul
(Médicos e psicólogos estão fazendo consultas online grátis).


Prefeitura de Porto Alegre
(Com mais de 15 mil voluntários, a prefeitura de Porto Alegre, por enquanto, deu como encerrada as inscrições de voluntariado).


Ajuda RS

(Plataforma para contar pessoas que desejam ajudar).


Sesi-RS

(Cadastro de voluntários organizado pelo Serviço Social da Indústria).


Tô Salvo

(Lista de pessoas resgatadas).


SOS RS

 (Mapeamento de abrigos).


Abrigos RS

(Voluntários para ajudar nos locais acolhimentos).


Voluntários da Saúde em Pelotas
(Para cadastro de profissionais da saúde).



Pessoas seguem sendo resgatadas em todo o estado. Foto: Reprodução / R7. 


É preciso lembrar que a previsão de chuva continua para o final de semana em diversos pontos do estado. Então, se a sua região está passível de novas enchentes, DEIXEM AS SUAS CASAS, obedecendo aos chamados da Defesa Civil da sua localidade.


Mas, desde já, vamos continuar ajudando como podemos. Se possível, contribua! Vamos mostrar a união do povo brasileiro!


Força, Rio Grande do Sul!






Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS