Região Norte mais forte na pesca esportiva com criação da FNPE – Federação Norte de Pesca Esportiva

Nova entidade reunirá todos os estados da região para fortalecer, organizar e profissionalizar a pesca esportiva no Norte do país, com sede no Amapá e presidência de William Rocha.

Por Marcelo Telles - 21/07/2025 em Notícias / Geral - atualizado em 21/07/2025 as 16:23

Foi oficializada, na semana passada, a criação da FNPE – Federação Norte de Pesca Esportiva, entidade que passa a representar, de forma unificada, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins dentro da estrutura da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE).


A FNPE nasce com o objetivo de organizar, promover, proteger e desenvolver a pesca esportiva em toda a região Norte, com foco na profissionalização da atividade, no fortalecimento do turismo e na inclusão social e econômica das comunidades locais.


Foto: FNPE.

A sede da federação será no Amapá, estado que vem se destacando nacionalmente no cenário da pesca esportiva, especialmente após o segundo Workshop da Pesca Amadora e Esportiva, realizado recentemente, em que a Fish TV esteve presente fazendo a cobertura.


A escolha do Amapá reflete o crescimento acelerado do setor na região, fruto de um trabalho consistente de articulação e desenvolvimento.


A presidência da nova entidade ficará sob responsabilidade de William Rocha, pescador esportivo muito reconhecido no segmento.


Foto: Dinho Rocha.


Em uma conversa exclusiva com a equipe da Fish TV, William Rocha destacou que a FNPE faz parte de um novo modelo federativo adotado pela CBPE, em que cada região do país passa a contar com uma federação única, fortalecendo a governança local e a articulação com os demais estados.


“A CBPE adotou um novo modelo de gestão regional, que agora será implementado em todo o país, com cada região assumindo a responsabilidade por um grupo de estados. Após a votação entre os diretores regionais de cada estado, assumimos a presidência da região. Essa articulação liderada pela CBPE, através do seu secretário executivo, Régis Portari, e do assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Joarez Moreira, representa um avanço estratégico. É um passo importante para promover o desenvolvimento da pesca esportiva no Norte de forma mais dinâmica, integrada e eficiente”, explicou


A diretoria da FNPE já está formada e inclui representantes de diversos estados:

William Rocha – Presidente
Jhonnatah Costa – Vice-presidente
Odir Macedo – Conselheiro
Maryel Claudino – Conselheiro
Jadson Nogueira – Conselheiro


Além da diretoria executiva, cada estado membro contará com um diretor estadual, responsável por articular as ações locais em conjunto com a federação:

Amapá – Édson Siqueira
Pará – Leonardo Okada
Roraima – João Paulo
Tocantins – Raimundo Coelho
Amazonas – Zenizir Rodrigues
Rondônia – Danillo Fernandes
Acre – (nome ainda não divulgado)


Segundo William Rocha, a FNPE já trabalha na estruturação de um ranking nacional de atletas de pesca esportiva, com base na formalização dos pescadores em seus respectivos estados. 


“Vamos articular com todos os estados da região o fortalecimento dos eventos já existentes, promovendo sua federalização por meio de acordos com os organizadores locais. Nosso objetivo é transformar os pescadores esportivos em atletas reconhecidos do segmento, aptos a participar de competições oficiais organizadas pela Confederação e pelas Federações, como o futuro Campeonato Estadual, a Copa Norte e o Campeonato Brasileiro tanto nas modalidades embarcada, de caiaque e arremesso. Além disso, trabalharemos o desenvolvimento sustentável por meio do turismo de base comunitária e da capacitação de mão de obra local para o setor. A criação e formalização dos atletas será essencial para que eles possam integrar os rankings estaduais e nacional, além de representarem suas regiões em eventos e feiras nacionais como a Fishing Show Brazil.”


Foto: Dinho Rocha.


Entre os projetos da nova federação, estão a criação de torneios nacionais de arremesso, torneios regionais federados e a inclusão dos pescadores no sistema oficial da CBPE.


A expectativa é que as competições e eventos promovidos pela FNPE contem com mais tecnologia e inovação, além de abrir portas para que os atletas do Norte participem de feiras e campeonatos em todo o Brasil.


A criação da FNPE é considerada um marco para a pesca esportiva na Amazônia Legal, consolidando a região como protagonista no cenário nacional da atividade.


A união dos sete estados em torno de uma federação única proporciona representatividade institucional e condições mais organizadas para o desenvolvimento sustentável, profissionalização dos praticantes, capacitação de operadores e geração de renda em comunidades ribeirinhas.


Foto: Dinho Rocha.


A iniciativa da CBPE e do Ministério do Turismo reconhece o potencial estratégico da pesca esportiva no Norte do Brasil. 


“Estamos prontos para esse novo ciclo! Unidos pela pesca esportiva, pela natureza e pelo desenvolvimento sustentável, que é o futuro da nossa região”, finalizou William Rocha.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS