Raro tubarão pré-histórico é capturado na Austrália

Espécie existe há mais de 80 milhões de anos

Por Fish TV - 24/01/2015 em Notícias / Geral

Foi capturado esta semana no mar ao sudeste da Austrália por um grupo de pescadores, o exemplar de um raro tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus), também conhecido como "fóssil vivo". Segundo a comunidade científica, já foram encontrados fósseis da espécie com mais de 80 milhões de anos, porém o peixe é raramente avistado por pescadores. 

Exemplar foi encontrado próximo aos lagos Entrance, na Austrália, a cerca de 700 metros de profundidade. (Imagem: Reprodução/G1)


De aspecto pré-histórico, o tubarão-cobra possui a cabeça e a cauda como a de um tubarão comum, porém seu corpo mais parece o de uma enguia.

O exemplar encontrado tem cerca de 2 metros de comprimento e foi capturado a cerca de 700 metros de profundidade, perto dos lagos Entrance, no estado australiano de Victória. A espécie é vista geralmente nas profundezas a mais de 1,2 mil metros.

Sua boca tem mais de 300 pequenos dentes distribuídos em 25 fileiras. (Imagem: Reprodução/G1)


A Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade da Austrália (CSIRO) confirmou que se trata de um tubarão-cobra.  É a primeira vez que o animal é visto na região.


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS