Projeto da Unesp de Registro capacita guias de pesca

A Fish TV é uma das parceiras desse projeto

Por Fish TV - 24/02/2016 em Notícias / Geral


Projeto da Unesp de Registro vem promovendo a capacitação de guias de pesca e a prática da pesca amadora responsável no lagamar paulista, por meio de palestras, oficinas e distribuição de material educativo. 

Coordenadas por Domingos Garrone Neto, professor do Curso de Engenharia de Pesca, as ações se enquadram na linha de apoio da Fundação SOS Mata Atlântica focada em "negócios e práticas sustentáveis envolvendo a geração de emprego e renda, uso público e preservação de recursos marinhos e costeiros associados ao bioma Mata Atlântica" e são financiadas pela Repsol Sinopec e Anglo American por meio do Fundo Costa Atlântica.

As ações pretendem reforçar e complementar os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério do Meio Ambiente através do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora e pela equipe do projeto "Mata Atlântica & Pesca/SOS Mata Atlântica" no Lagamar Paulista nos últimos anos, enfatizando a capacitação e a mobilização dos principais atores envolvidos no segmento da pesca amadora nos municípios de Iguapé e Cananéia.

Os trabalhos são desenvolvidos de forma participativa, contando com o envolvimento de guias de pesca, proprietários e funcionários de pousadas, lojas de equipamentos de pesca e marinas, grupos e/ou associações de pescadores amadores, pescadores e vendedores de iscas-vivas, fiscais e estudantes e professores. As atividades estão concentradas em pontos considerados estratégicos para a prática da pesca amadora, como as localidades conhecidas por Subaúma, Ilha Grande, Porto Cubatão e Ariri.

Além do Professor Garrone, as ações contam com a colaboração dos professores Eduardo Antonio Sanches e Vilmar Antonio Rodrigues e dos acadêmicos Cleber Mikio Rosa Imanobu e Guilherme Kobayashi Vazami da Unesp de Registro, do professor Fabio dos Santos Motta da Universidade Federal de São Paulo - Câmpus Baixada Santista, do pesquisador Marcos Bührer Campolim do Instituto Florestal de São Paulo, do Oceanógrafo Pietro Simon Moro da Moro Fishing Ltda. e do biólogo Lawrence Ikeda da Fish TV. 

Diversos parceiros têm colaborado com as ações do projeto, com destaque para a equipes de pesca "Só Vale Solto" de Registro e "Black Mamba" de Cananéia, ZF Lures, Fish TV, Marine Sports, Monster 3X e Associação Nacional de Pesca Esportiva. Maiores informações sobre essas e outras ações podem ser obtidas através do perfil do Projeto Robalo no Facebook: Prorobalo Unesp ou com o pesquisador pelo e-mail: garroneneto@registro.unesp.br

Fonte: Unesp - Universidade Estadual Paulista

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS