POR DENTRO DA CBPE: COMO ELA SURGIU E QUAIS TRABALHOS JÁ REALIZADOS PELA ENTIDADE?

A Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, que agora regulamenta o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV, nasceu em 2018 e já atingiu diversas metas para o bem do esporte.

Por Marcelo Telles - 13/07/2022 em Notícias / Geral - atualizado em 13/07/2022 as 19:05

Se você está por dentro das notícias do mundo da pesca esportiva, com certeza soube que, na semana passada, a Fish TV e a CBPE realizaram a assinatura do Termo de Cooperação, que declarou a adesão e cooperação da CBPE ao CBP, o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros realizado pela Fish TV. Assim, o CBP passa a ser regulamentado pela Confederação e ambas as partes respondem pelas obrigações assumidas a partir de então.


Para quem vive nesse universo, é nítida a responsabilidade e a importância que tem uma entidade como a CBPE. Porém, você lembra como ela surgiu e quais os seus principais feitos nesses quatro anos de trabalho?


Para entender melhor essa história, precisamos voltar até o ano de 2018, quando foi percebida a necessidade de regulamentação dos mais de 500 campeonatos de pesca esportiva já existentes no país, ordenando os torneios nos moldes das principais confederações esportivas existentes.



A CRIAÇAO DA CBPE

Responsável por fortalecer o reconhecimento do caráter esportivo do pesque e solte, a CBPE teve a primeira diretoria escolhida em março daquele ano. Na ocasião foram apresentadas as metas, os desafios e as propostas da entidade, com a eleição da primeira diretoria da CBPE. 


Na sua criação, no dia 12 de março de 2018, entre as perspectivas da Confederação estava o apoio às competições existentes e também o fomento para criação de novos campeonatos.


Uma das grandes propostas era a capacitação dos atletas pescadores para participarem de disputas de pesca esportiva em âmbito mundial.  A CBPE foi criada resultado da junção de três federações: A Federação Paulista de Pesca Esportiva, a Federação Gaúcha de Pesca Esportiva e a Federação Candanga de Pesca Esportiva.


Poucos meses depois, em julho daquele mesmo ano, mais um marco importante aconteceu. O Ministério do Esporte certificou a CBPE.


Na época, segundo o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Diego Tonietti, a Portaria 115/2018 que regulamenta o procedimento adotado pelo Ministério para verificação do cumprimento formal das exigências previstas nos art. 18 e 18-A, da Lei nº 9.615/1998, foi mais uma ação da pasta para estabelecer melhores práticas de gestão e governança no esporte brasileiro. 


MUITO TRABALHO EM QUATRO ANOS


No ano seguinte, quando foi aprovado o parecer pela Advocacia-Geral da União, autorizando capacitar servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) e povos indígenas para a realização de projetos de turismo relacionados à pesca esportiva em terras indígenas, a CBPE também estava lá. 


A elaboração do parecer se iniciou pela Procuradoria Federal Especializada junto à Funai, com aprovação do advogado-geral da União. O texto autorizou a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Funai e a CBPE. Assim, através da capacitação, os indígenas passaram a ter a chance de oferecer a pesca esportiva, administrando recursos obtidos com a prática em prol de suas comunidades.



Cacique Robertinho Apiaca, da Terra Indígena Apaiacas do Juruena (esq.), ex-presidente da Funai, Franklinberg de Freitas (centro) e o presidente da CBPE, Fabiano Ventura (dir.). 


Em 2020, a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), criaram a Portaria nº 91, que regulamentou a pesca esportiva em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Com isso, o esporte passou a ser autorizado em mais de 185 unidades de conservação em todo o país.


A partir desta portaria, foi permitido o pesque e solte seguindo todas as recomendações e necessidades impostas pela mesma. A liberação foi para todos os pescadores, desde que a operação de pesca que o pescador contratar estivesse credenciada e autorizada pelo ICMBio, seguindo normas da portaria.


A pesca passou a ser liberada nessas unidades dependendo da gestão de cada uma, necessitando ter a definição de épocas onde fosse permitida a pesca esportiva, bem como delimitação de locais e petrechos a serem utilizados. 


A fiscalização, por sua vez, ficou a cargo da própria unidade de conservação, que passou a ter que precisar indicar qual a estratégia de monitoramento seria adotada para a atividade de pesca esportiva, previamente à implementação da atividade na unidade de conservação.


Em todo esse contexto, a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva ficou responsável por auxiliar e facilitar o entendimento das regras, participando dentro da medida do ICMBio e do Governo Federal para implementar um modelo de pesca esportiva dentro dessas unidades de conservação, regido também pela portaria.




Outro passo importante que a CBPE deu para o bem do nosso esporte foi quando a entidade se reuniu com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP). Na ocasião, a entidade entregou algumas demandas do setor de pesca esportiva à instituição.


Entre as demandas estavam a revisão de normas para a prática da pesca, com o objetivo de promover a preservação das espécies. Esse pedido estava focado na revisão da Instrução Normativa Interministerial número 9, de 2012, que tratava das normas gerais para a pesca amadora no Brasil.


Na época da pandemia da Covid-19, a CBPE também se mostrou presente. Em 2020, a entidade divulgou uma carta para a comunidade da pesca esportiva. No texto, além de alertar para os cuidados de prevenção contra o coronavírus, a instituição também ressaltou que se solidarizava com os profissionais que utilizam a pesca esportiva como fonte de renda e que estavam sendo afetados na época de isolamento social.


PRÓXIMOS PASSOS DA CBPE


Após muito trabalho, chegamos a este ano, em que a CBPE continua fortalecendo o esporte com 12 federações. Além de estar passando por um processo de organização com a criação de novas federações, quem está imerso neste mundo sabe da importância da Confederação, visto que, com mais de 9 milhões de praticantes e movimentando cerca de um bilhão de reais por ano, a pesca esportiva é o segundo esporte mais praticado no Brasil.


Agora, chancelando o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV, a Confederação, segundo o seu presidente Fabiano Ventura Sarmento, tem muito orgulho. De acordo com o presidente, a Secretaria Especial de Esportes, homologando esses pescadores como atletas de alto rendimento, podendo fazer deles, verdadeiros atletas no país, traz ainda mais força para este selo da CBPE que o CBP passará a ter.


Assim, sabemos que tudo que a CBPE realizou nestes quatro anos, só tem a crescer, fortalecendo a entidade e, principalmente, a pesca esportiva.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS