Pirarara de mais de 70kg recorde mundial: pescador conta como tudo aconteceu

Antônio Pedro Molinari conversou com a Fish TV e falou os detalhes sobre esse momento histórico. ‘Estou vivendo dias de celebridade!’.

Por Marcelo Telles - 19/04/2023 em Notícias / Geral - atualizado em 24/04/2023 as 14:47

Como tudo na vida, a próxima pescaria é sempre uma incógnita. Ela pode ser mais uma dentre tantas que o pescador já fez, com bons e belos exemplares, ou pode ser um dia sem muita ação, com pouca história para contar. Mas ainda existe um terceiro caso, em que ela pode ser muito, mas muito marcante!


Foi assim que o empresário, arquiteto e urbanista, Antônio Pedro Servulo Molinari, de Goiânia-GO, teve sua vida de pescador mudada para sempre. Antônio, de 26 anos, sempre foi apaixonado por pesca esportiva e nunca perde a oportunidade de lançar suas iscas na água.


No dia 10 de agosto do ano passado, Antônio partiu para uma comunidade indígena às margens do Rio Xingu, após convite dos próprios indígenas, com o objetivo de vivenciar uma nova cultura e, obviamente, pescar belos peixes.


Record de pescaria


Foram mais de 20 horas de viagens e muitos quilômetros percorridos até a aldeia Morená. O empresário conta que armou as barracas nas ocas que são destinadas a receber os turistas, comeu diversas comidas típicas do povo Xingu e adormeceu, com todo equipamento já preparado para a pescaria do dia seguinte.


Ao amanhecer, todos se prepararam, tomaram um bom café da manhã e partiram para o melhor ponto de pesca da região, localizado bem em frente à aldeia em que estavam. Nesse momento, durante o primeiro contato com as águas da região, Antônio percebeu que aquela viagem já havia valido a pena.


“De início, me assustei com a quantidade de Cachorras, Cacharas e Corvinas. Era muito peixe e todos muito grandes! Logo em seguida, os peixes foram crescendo e mudando de espécie: Jaús, Pirararas e Piraíbas. Chegamos a pegar cinco Piraíbas em um dia, sendo a maior de 1,80m”, contou Antônio à nossa equipe.


No dia seguinte, o grupo de pescadores focou na pesca de Tucunaré, mas não tiveram muita sorte pela manhã. Então, retornaram para o ponto anterior e insistiram nos exemplares de couro: acertaram em cheio!


Os peixes, que estavam famintos, segundo o empresário, começaram a dar o ar da sua graça, rapidamente. Como estava focado nos maiores exemplares, Antônio preparou uma isca natural e aguardou. Não por muito tempo.


Record pirarade mais de 70kg


Rapidamente, segundo ele, a vara de 200lbs deitou como se fosse uma de 10lbs, com direito à famosa cantada de linha. O coração de Antônio já estava a mil, mas ainda não tinha noção do que o aguardava. Foi nesse instante que a artista do espetáculo apareceu: uma Pirarara gigante!


“Nesse momento, já comecei a me perguntar se seria possível um recorde mundial. Não deu outra! Quando ela boiou ao lado do barco, as dúvidas se tornaram certezas e eu sabia que tinha grandes chances de ser um novo recordista mundial”, disse.


Na sequência, os pescadores conseguiram levar o exemplar até a praia para a medição, utilizando a régua oficial do IGFA, International Game Fish Association, principal autoridade em atividades de pesca do planeta, que reconhece os títulos mundiais dos pescadores.


Pirarara de mais de 70kg


O auge desse momento foi quando Antônio, segundo suas próprias palavras, conseguiu enxergar o rabo do animal passando pela marca do recorde passado. Assim, sem conseguir conter a felicidade, o goiano viu a sua Pirarara bater 1,39m!


Isso tudo utilizando uma vara Shimano Terez 200lbs e uma carretilha Shimano Tyrnos 50ii abastecida com linha MaxForce 200lbs .92mm, Anzol 12/0 Super CatFish e empate de aço de 200lbs, com chumbada de 10g.


Agora ninguém mais segurava o pescador. Era uma sequência de gritos e pulos de alegria extrema, comemorando todo o esforço e dedicação de anos de paixão pelo esporte.


“Quando a euforia passou, me concentrei no delicado e exigente processo de homologação, medindo o peixe da forma correta, falando sobre o equipamento no geral, apresentando testemunhas, e por último e mais importante, a soltura da forma correta desse belo peixe! Fiquei passando as fotos e revendo todos os vídeos no celular. Estava muito confiante que tinha um recorde em mãos”, comentou.


Record pirarara


Apesar de ter alcançado o ápice da felicidade na pesca esportiva neste dia, o empresário ainda teve um grande dia de pescaria na manhã seguinte. Ao voltar para casa, ligou para um amigo, que também possui um recorde mundial, para esclarecer dúvidas a respeito do processo de homologação de recordes.


Assim, Antônio preencheu o formulário exigido pela IGFA e enviou a amostra de linha necessário, juntamente com o anzol utilizado, encastor e chumbada, além de fotos e um pendrive com todas as vídeos possíveis de todo o processo.


Alguns meses depois, no dia 2 de dezembro do ano passado, a resposta chegou: o recorde foi homologado e Antônio recebeu o Timbrado Oficial no final de janeiro deste ano. No mesmo instante, ele mandou emoldurar e divulgou a grande conquista nas redes sociais.


world record pirarara


Ele até diz que tinha o recorde em mente e que sempre vai preparado para encontrar um possível troféu, por ser um sonho pessoal, mas a adrenalina não tem como segurar. Quando o peixe boiou, Antônio diz que teve a certeza do recorde. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.


“Acredito que não existe honra maior para um pescador esportivo como o recebimento de um título de recorde mundial. Eu não imaginaria jamais que daria toda essa repercussão e acredite, não fui atrás para que desse, as coisas simplesmente aconteceram naturalmente. Minha família está vibrando muito comigo, juntamente de meus amigos. Minha vida nunca esteve tão movimentada, estou vivendo dias de celebridade (risos)”, comentou.


pescaria de pirarara record


Mas muito se engana quem acha que Antônio vai parar por aí. O pescador comenta que ainda vai tentar bater o próprio recorde e que já tem outros recordes em mente. Alem disso, Antônio também tem planos pessoais para o avanço do esporte.


“Estou fortemente envolvido na pesca esportiva há alguns anos. Sou proprietário de uma página de pesca chama Pesca Cerrado, com mais de 100 mil seguidores. Pretendo continuar meu trabalho da melhor forma possível, sempre incentivando acima de tudo a preservação de nossos rios, peixes, a natureza como um todo, e sendo inspiração e referência para os novos pescadores esportivos. A pesca esportiva é tudo para mim, um estilo de vida, meu acordar e dormir, meu inspirar e expirar. Não consigo pensar em minha vida longe da pesca esportiva”, disse o recordista mundial.


world record pescaria


São essas e tantas outras histórias que nos fazem amar, cada vez mais, esse esporte incrível!


Parabéns Antônio, você merece demais esse recorde e esse reconhecimento! 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS