Loader

Peixes Estranhos: Papagaio-Azul

Rara e estranha beleza impressiona

Por FishTV - 21/01/2015 em Notícias / Geral

O peixe papagaio-azul ou Budião-Azul (Scarus coeruleus) é uma espécie de estranha e impressionante beleza. A principal característica deste é animal é a sua boca com dentes em forma de bico de papagaio, capazes de cortar corais facilmente.  Aparência que lhe dá um ar simpático, já que parece estar sempre sorrindo.

O peixe-papagaio-azul pode crescer até 1,2 metros. (Imagem: Reprodução/Topbiologia)


Peixe costeiro de águas rasas, o papagaio-azul habita os recifes de corais do oceano Atlântico Ocidental, desde o litoral norte do Brasil até a América Central. São encontrados em grandes cardumes na época da desova, porém geralmente vivem solitários.

A boca em forma de bico de papagaio facilita a busca por alimento. Ele morde os corais para poder extrair pequenos moluscos, algas e peixes escondidos. O coral ingerido acidentalmente enquanto se alimenta é extraído depois em forma de pequenos grãos de areia branca. Muitas das ilhas que existem nos oceanos Indico e Pacífico são formadas com a ajuda deste peixe.  Em média eles defecam cerca de uma tonelada de areia por ano.

A boca em forma de bico de papagaio consegue cortar corais facilmente. (Imagem: Reprodução/Topbiologia)


O mais curioso, é que à noite o peixe-papagaio-azul fica escondido em tocas feitas com o próprio muco, como uma capa de proteção. O casulo envolve o animal e oculta o seu cheiro, o deixando protegido de predadores. 

Outra forma que este peixe tem defender-se é a de saltar e golpear com a cauda o inimigo, daí o nome Scaridae, que em grego significa saltar. 

Infelizmente o "papagaio-azul" sofre com a caça submarina, pois são fácieis de capturar e encontram-se em águas rasas e perto da costa.

MAIS NOTÍCIAS