Peixe passa por cirurgia para retirada de tumor no RS

Procedimento aconteceu no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo

Por Fish TV - 22/01/2015 em Notícias / Geral

No Rio Grande do Sul, um peixinho dourado de oito anos passou por uma cirurgia rara para a retirada de um tumor. O procedimento foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, no interior do estado. A cirurgia não é inédita, porém não é feita com frequência. A cirurgia foi bem sucedida.  Agora o peixinho deverá ser tratado para que o tumor não volte a se desenvolver. 

Peixinho dourado foi entubado e anestesiado antes do procedimento. (Imagem: Dilvulgação/Gelsoli Casagrande)


"São poucos locais que conseguem fazer um procedimento assim, pela complexidade que tem um procedimento cirúrgico e anestésico de peixes, ainda mais desse tamanho; bem como pela exigência de apurado e específico conhecimento da espécie, farmacologia, anatomia, fisiologia, anestesia e cirurgia", justifica a professora do curso de Medicina Veterinária e responsável pela equipe, Michelli de Ataide.

Para fazer a remoção do tumor sem provocar traumas ou risco de hemorragia, o peixe precisou ser entubado e um anestésico foi colocado na água do tanque onde estava antes de iniciar o procedimento. Também foi aplicado um analgésico no local para que o pequeno paciente não sentisse dor. Após a cirurgia o peixinho, já dentro de um novo tanque, demorou cerca de sete minutos para acordar. 


Fonte: Zero Hora

A cirurgia foi bem sucedida e contou com uma equipe com nove profissionais. (Imagem: Divulgação/Gelsoli Casagrande)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS