Nova carteira de pescador amador ou esportivo conta com QR Code e layout atualizado

Emissão já pode ser solicitada para a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Por Marcelo Telles - 12/09/2022 em Notícias / Geral - atualizado em 12/09/2022 as 11:09

A pesca esportiva é uma paixão nacional, sendo o segundo esporte mais praticado em nosso país, atrás apenas do futebol. Mas como ela lida diretamente com a natureza, leis precisam existir para que ela seja praticada da melhor forma possível.


Algumas dessas leis definem regras para a prática, permitindo aos pescadores fisgar o peixe, realizar a medição ou pesagem, retirar o anzol, tirar as melhores fotos com o exemplar e devolver ao seu habitat. Porém, em alguns estados, além de seguir essas regras, é preciso possuir a carteira de pescador esportivo (ou, também, de pescador amador).


A carteira é emitida através da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nova versão já contém o famoso QR Code, que é um código de barras bidimensional, podendo ser escaneado com a maioria dos smartphones da atualidade que possuam uma câmera.



Assim, a carteira poderá ser verificada, para garantir a autenticidade do documento, até mesmo em lugares onde a internet não alcança. Com a nova versão, a emissão da carteira também ficou mais rápida e fácil. O pedido pode ser aberto totalmente online e pago através de pix.


Para fazer o registro pela internet, é preciso acessar a plataforma digital oficial de relacionamento do cidadão com o governo federal brasileiro: o gov.br.


O primeiro passo é escolher entre uma das categorias: pesca desembarcada ou pesca embarcada. As taxas anuais variam de R$ 20 a R$ 60, dependendo de qual categoria o pescador amador ou esportivo escolher.


É importante lembrar que homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos são isentos de pagamento da taxa mencionada acima.


Em pouco mais de três meses, o Governo Federal já emitiu mais de 70 mil licenças.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS