Massa para pesca em pesqueiros: Por que ela é tão eficaz?

Biólogo Fábio Mori explica a razão pela qual as massas são tão nutritivas. Conversamos também com Cláudio Lima, proprietário da Pegando Gigantes, que comentou porque também defende o uso das massas.

Por Marcelo Telles - 29/04/2022 em Notícias / Geral - atualizado em 29/04/2022 as 16:02

Uma das modalidades de pesca esportiva que mais tem crescido ao longo dos últimos anos é a pesca em pesqueiro.


Conhecendo o local, você já pode ter uma ideia do que está prestes a encontrar quando joga suas iscas na água.


Porém, não é tão simples. O bom pescador, para conseguir tirar o grande troféu de dentro das águas, precisa ter calma, traçar a estratégia correta e o principal: usar uma isca de resultado!


No Campeonato Brasileiro da Fish TV, por exemplo, temos visto os competidores utilizando diversos tipos de isca: minhocoçu, salsicha, salmão, beijinho… Mas dentre todas essas, uma se destaca: as massas.




Dando uma volta rápida por qualquer pesqueiro, vemos muitos pescadores preparando as suas massas, antes de começar o dia de pesca. E isso tem uma explicação: elas costumam dar muito resultado.


O biólogo Fábio Mori é um dos que defende, fielmente, o uso das massas em pesqueiros. Ele explica que grande parte da base de uma massa de pesca é feita de ração moída, que é o que o peixe come no cotidiano, fazendo com que a massa faça parte da rotina do peixe, sendo uma das explicações do seu sucesso.


“A massa representa para o peixe, o que o arroz e feijão representa para o brasileiro. Quanto mais massa se usar, mais vai ser bom para a saúde do peixe. Imagina o brasileiro sem arroz e feijão… Teríamos que inventar uma nova maneira de comer, pois todos já estamos acostumados com esses alimentos”.


Mori diz que a massa representa a base da alimentação do peixe e, com o seu consumo, vão crescer com saúde e bem nutridos. Ele ainda diz que os atrativos usados na preparação das massas, como óleos e essências, atraem mais a presença do exemplar.




Ele complementa e diz que não existe uma fórmula absoluta. Como nós, seres humanos, o peixe também tem as suas vontades diárias. Por isso, é preciso ir testando novas essências.


“Hoje você acorda com vontade de comer pizza, amanhã com vontade de comer churrasco…. E por aí vai. A gente precisa ter variadas e boas fórmulas para se capturar um Tamba, um peixe de couro, Tilápia e tentar ver o que está mais forte naquele momento”, diz Mori.


Quem conhece muito bem as massas para pesca é Cláudio Lima de Souza, proprietário da Iscas Pegando Gigantes. Para ele, a massa possui vários diferenciais que trazem um resultado rápido e satisfatória na pesca esportiva.


Assim como Fábio Mori, para Cláudio, as massas ditas "pretas" servem para capturar o peixe, esportivamente, e ao mesmo tempo, alimentá-los. Consequentemente, agregando valores aos plantéis de peixes dos pesqueiros.




Cláudio ainda comenta em relação às iscas naturais, que requerem armazenamentos adequados. Ele diz que em alguns casos, os pescadores deixam determinados produtos fora do local adequado, em temperatura ambiente, para que os mesmos comecem a chegar em estado fétido.


“Os peixes, na maioria dos casos, atacam estes ‘produtos’, porém, deixando graves consequências à saúde dos peixes e comprometendo a qualidade da água nos pesqueiros”, comenta o empresário.


Ele faz uma comparação com as massas “pretas”. Cláudio comenta que essas possuem uma diferença muito grande em relação às massas comuns encontradas no mercado, já que não se trata apenas de uma isca e sim de um blend de vitaminas e proteínas que é proposto para os peixes.




Cláudio diz que, se a grande maioria usasse, é fato que os peixes teriam mais saúde, sendo que a isca não é apenas uma isca e sim um alimento muito rico. De tal forma que inviabiliza qualquer pesqueiro de ofertar obra os seus peixes tamanha qualidade desse alimento.


Como comentado por Mori, Cláudio destaca que os aromas também possuem um papel fundamental para a captura dos peixes em pesqueiros. Mesmo sendo sigilo industrial da marca, ele conta como é o processo.


“Todas são documentadas, vem com laudos e comestíveis ao ponto de não  levar qualquer malefícios pros peixes. Nossos aromas foram exclusivamente destinados e exaustivamente testados quanto ao quesito do interesse dos peixes. Porém, ainda não chegamos à um percentual do quanto, na mistura, o aroma intervém”, comenta.


Como também é pescador e competidor em torneios de pesca, ele explica que o uso de sua massa superou as expectativas.


Cláudio disse ter diversos relatos que, com essas mesmas massas, pescadores obtiveram pódios e classificações boas em torneios.


Mas é preciso fazer o preparo correto de uma massa, para que ela traga resultado. Você sabe preparar a sua?


O preparo das massas é muito simples: coloca-se meio pacote de massa (500gr) em um recipiente, adiciona água do pesqueiro, mexe e adiciona o restante do pacote. Adicionando o restante da água (100ml), deve-se continuar mexendo até chegar no ponto (resistência mecânica) desejado pelo pescador, para fazer o conhecido "quibe", colocar no anzol e arremessar.


Esse é um mercado que vem crescendo ano a ano. Por alimentar os peixes e trazer resultados positivos aos donos de pesqueiros, as massas estão sendo muito utilizadas nesse esporte que tanto amamos.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS