Luto na Pesca Esportiva: veja quem são as vítimas do acidente aéreo em Barcelos

Aeronave saiu da capital do Amazonas com 12 passageiros e dois tripulantes. Os amigos, apaixonados pelo esporte, estavam indo praticar o pesque e solte.

Por Marcelo Telles - 18/09/2023 em Notícias / Geral - atualizado em 18/09/2023 as 16:34

A Pesca Esportiva é uma família. Quem começa a praticar, sabe o quanto todos em sua volta o abraçam e o recepcionam bem. De igual maneira, quando algo acontece com um pescador esportivo, todos nós sentimos.


Infelizmente, com muito pesar, a Fish TV informa que, neste último sábado, dia 16 de setembro de 2023, a aeronave Embraer EMB-110 modelo Bandeirante de matrícula PT-SOG que saiu de Manaus-AM para Barcelos, transportando 12 pescadores esportivos e dois tripulantes, caiu próximo ao aeroporto da cidade destino, aproximadamente às 15h, horário de Brasília. Todos os passageiros eram do sexo masculino.


Gráfico do acidente — Foto: Arte g1


Segundo a Força Aérea Brasileira, investigadores estão analisando a tragédia para apontar as possíveis causas. O que se sabe, até então, é que o número de chuva era alto no local e que talvez não teria extensão de pista suficiente para o pouso.


De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a situação da aeronave era "regular". A FAB também acionou investigadores do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa. Acidente aéreo em Barcelos é o maior desde 2011, quando a aeronave Let da Noar Linhas Aéreas, em Recife, fez 16 vítimas.


Aviões da FAB chegam ao local do acidente — Foto: Divulgação


Porém, desta vez o grupo de passageiros tinha algo em comum: todos eram amigos apaixonados pela pesca esportiva, que viajavam juntos e estavam animados para pescar no Rio Negro. Alguns destes pescadores, inclusive, já fizeram parcerias com a Fish TV.


O apresentador da Fish TV, Léo Barabás, que comanda o Pesca em Ação, comentou com a nossa equipe que também estaria nesse avião, porém, teve um contratempo e não conseguiu viajar. Muito abalado, Léo perdeu amigos e não quis comentar muito sobre o ocorrido, apenas deixou a sua mensagem em forma de homenagem às vítimas.


“Não consigo falar muito nesse momento… Eu tinha mais proximidade com o Gil, dono da Pousada Serra da Mesa, mas o que eu tenho pra falar é que somos tão apaixonados por esse esporte, que não medimos esforços para estar onde possamos realizar o nosso sonho. E muitas das vezes não nos preocupamos muito com tudo que envolve essas aventuras, queremos saber só da pescaria”, lamenta Barabás.


Outro apresentador Fish TV que também conhecia o pescador Gilcresio Salvador Medeiros, é Alexandre Gralak, apresentador do Provas e Torneios.



Conversamos com Gralak, que também estava bastante abalado com o ocorrido. Gralak, apesar do momento difícil, disse que vai lembrar com carinho dos momentos alegres vividos com o pescador.


“A gente esteve lá na pousada deles em junho, em Serra da Mesa. O Gil era proprietário da pousada e a gente ficou hospedado lá. Fomos recebidos por ele e foi um cara muito sensacional, desde a questão de sua recepção, um cara muito prestativo, sempre atendeu o que a gente precisava para a gente produzir um bom material, um bom conteúdo… Uma das frases que eu lembro que ele falou para mim: ‘eu quero que você coloque um sessentão dentro do seu programa. E esse sessentão você vai pegar lá na Praia Grande, eu sei que os peixes grandes estão lá’. Gil foi um dos pioneiros e um dos principais incentivadores da pesca esportiva dentro do lago de Serra da Mesa, que é um dos lagos mais famosos de pesca do Tucunaré Azul”, comentou.


Um dos amigos de Gil comentou que essa seria a última pescaria dele no Amazonas, já que estava de idade e com outras viagens já agendadas para outros locais. De acordo com amigos e conhecidos, Gil viveu grande parte de sua vida em função do turismo de pesca e acabou virando uma figura pública, já que pessoas de todo país passaram pela sua pousada.


Outros empresários também estavam na viagem, além de um médico do Distrito Federal. Apesar da paixão pela pesca esportiva, algumas das vítimas se conheciam por conta do agronegócio.


Conheça os pescadores que estavam no Embraer EMB-110 Bandeirante PT-SOG.



PASSAGEIROS


Gilcrésio Salvador Medeiros

Dono da pousada Serra da Mesa, em Niquelândia-GO. 




Marcos de Castro ZicaO engenheiro agrônomo Marcos de Castro Zica, de Uruaçu-GO, tinha 48 anos e era proprietário de lavouras e um armazém na região.




Fábio Campos Assis

Fábio era empresário e tinha um comércio em Anápolis-GO.




Witter Ferreira De Faria

O pescador Witter também era de Uruaçu-GO, empresário do agronegócio.



Euri Paulo dos Santos

Euri também era empresário, da cidade de Uberlândia-MG.



Guilherme Boaventura Rabelo

O engenheiro Guilherme também morava em Uberlândia-MG e era diretor empresarial. Tinha como hobby a fabricação de cervejas artesanais e a pescaria esportiva.



Heudes Freitas

Heudes era empresário e natural de Uberlândia-MG.



B30528950.375634041;dc_trk_aid=566153159;dc_trk_cid=197882882;ord=[timestamp];dc_lat=;dc_rdid=;tag_for_child_directed_treatm.gif
Luiz Carlos Cavalcante Garcia

Conhecido como Chicão, Luiz Carlos era empresário de Uberlândia-MG. De acordo com amigos e familiares, adorava a pesca esportiva e o futebol. 




Renato Souza Assis

Renato era outro passageiro do Embraer EMB-110 Bandeirante PT-SOG apaixonado por pesca esportiva.



Hamilton Alves Reis

Hamilton também era empresário de Uberlândia-MG, mas morava em Franca-SP, atuando nas áreas de telecomunicações. Era CEO de empresa que presta serviços de organização.



Fábio Ribeiro

Fábio era empresário em Uberlândia-MG e adorava o hobby de cervejas artesanais. Era proprietário de uma cervejaria.



Roland Montenegro Costa

Roland era médico cirurgião do aparelho digestivo, considerado pioneiro dos transplantes no Distrito Federal. Era natural de Viana-MA.


TRIPULANTES


Leandro Costa de Souza

Piloto de 40 anos fazia a mesma rota do acidente há 11 anos e também era apaixonado por pesca esportiva e pela aviação. 




Fernando Galvão

Fernando era o copiloto do Embraer EMB-110 Bandeirante PT-SOG.



A Fish TV presta condolências aos familiares e amigos das vítimas do acidente em Barcelos, desejando muita força nesse momento difícil. 


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS