Instituto de pesca cria novo site de Estatística Pesqueira

Foco do trabalho é ampliar o acesso à informação pesqueira paulista

Por Fish TV - 23/02/2015 em Notícias / Geral

Desde 1998, o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina do Instituto de Pesca de São Paulo possui um site considerado o maior acervo de informações pesqueiras on-line no Brasil. Reformulado em fevereiro de 2015, o portal permite agora um acesso amplo aos números do Informe Pesqueiro de São Paulo, onde é possível dar visibilidade e criar parâmetros voltados à atividade no Estado, além de possibilitar a criação de relatórios individuais para pescadores e amadores visando à renovação de licenças, o acesso ao seguro-defeso e a financiamentos. 
O site pode ser utilizado tanto pelos amantes da pesca, como por gestores públicos que desejam dimensionar adequadamente portos de descarga e pontos de venda de pescado em seu município; por professores e acadêmicos da área que encontram uma variedade de materiais para trabalhos e pesquisas; e também para gestores ligados a órgãos públicos estaduais e federais, que têm à disposição informações importantes como o número de embarcações e o total de captura por espécie ao longo de 17 anos para a avaliação do desempenho da atividade pesqueira. 

Todos os dados são obtidos por meio de entrevistas realizadas com alguns mestres de embarcações e pescadores, através de consultas e registros de descarga de pescado em mais de 200 locais nos 15 municípios da costa paulista. A coleta de dados pesqueiros é executada pelo Governo do Estado de São Paulo desde 1944.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS