Forjando uma história

As facas acompanharam as civilizações, e a Cutelaria D’Avila perpetua esse legado

Por Victória Netto - 08/05/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 11/06/2019 as 13:12

Da idade paleolítica à era dos metais, a faca tem acompanhado o homem em sua história. Impérios, conquistas, invasões, vitórias, derrotas, domínios. Assim a faca tem deixado suas marcas no tempo e na humanidade.

Era de se esperar que a proximidade com essa ferramenta fosse grande. Companheira nas lutas, no trabalho, nas lidas domésticas, nas artes campeiras, na lenda, na superstição, a faca é quase uma extensão daqueles que a utilizam. 

Um instrumento tão importante assim merece uma confecção à altura. E a Cutelaria D´Avila, empresa familiar gaúcha que produz facas e instrumentos afins, é referência no mercado pelo alto padrão dos produtos que oferece.

Atuando há 10 anos, a empresa foi fundada por Márcio D’Avila. Pouco tempo depois, seu irmão, Cristiano D’Avila, tornou-se sócio da empresa. Hoje, Cristiano fica à frente da loja em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, enquanto Márcio coordena a parte de forja das peças.


Logomarca da Cutelaria D'Avila. Imagem: Reprodução

Movida pelo apreço que o povo gaúcho tem pela cutelaria artesanal - principalmente porque a faca é peça indispensável na tradição campeira -, a Cutelaria D’Avila desenvolveu a típica Faca Gaúcha. Mas os produtos não se restringem ao gosto dos sul-riograndenses.

 “A faca transcende a geografia e as culturas”, afirma o sócio-proprietário, Cristiano D’Avila, lembrando que a marca produz instrumentos que representam indivíduos de qualquer região do Brasil e do mundo.

Confecção dos produtos

Forjados em aço carbono e aço damasco com acabamentos diferenciados, as facas e demais acessórios da Cutelaria D’Avila vão desde linhas gourmet, premium, facas de churrasco, facas de aventura, camping, até a coleção de Heróis Farroupilha. 

Cristiano D’Avila destaca que, por serem feitas artesanalmente, nenhuma peça sai exatamente igual à outra. “As peças são únicas. A produção é muito manual, e cada artesão é responsável por uma etapa da confecção da faca”, conta.

As peças são desenvolvidas para usos em diferentes situações. Sempre com foco no usuário, a Cutelaria confecciona produtos com acabamentos sofisticados, sem, contudo, abrir mão da funcionalidade e da praticidade. 

Vídeo comercial da Cutelaria D'Avila veiculado na grade de programação da Fish TV

Não é à toa que a segunda temporada inteira de A Meta contou com o apoio da Cutelaria D’Avila. O programa de aventura mostra a jornada do apresentador, Gaba, que supera uma série de desafios para pescar as espécies que fazem parte do seu objetivo.

Tarefas como montar e desmontar acampamento, cozinhar, cortar lenha e até mesmo abrir embalagens e demais objetos ficaram mais fáceis com as peças da Cutelaria. 

O apresentador Gaba, de A Meta, exibe uma faca D'Avila. Imagem: Divulgação/Fish TV

Para Cristiano, a missão da Cutelaria D’Avila é cultivar e perpetuar a estima que o homem tem por esse instrumento que acompanhou a evolução da humanidade. “A faca não é um simples objeto de uso, é objeto de desejo, de orgulho. Nós entregamos mais do que funcionalidade, entregamos conhecimento, diversificação, sofisticação”, declara.

Além de facas, na Cutelaria também são produzidos outros materiais, como chairas, garfos, canivetes e facões. São mais de mil produtos à disposição do cliente, e todos eles podem ser adquiridos na loja física ou virtual da Cutelaria D’Avila, assim como nas melhores lojas do país.


Curtiu esse artigo? Então não esqueça de deixar sua avaliação!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS