Federação Paulista de Pesca Esportiva: conheça o trabalho feito pela entidade

Informações, dicas e campanhas são apresentadas nas redes da federação

Por Marcelo Telles - 02/12/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 02/12/2021 as 18:55

Não é de hoje que sabemos a força que a pesca esportiva tem. Quando nos juntamos em uma rede com o foco em preservar a vida dos peixes e a qualidade de vida desses animais, bem como todo o contexto social que a pesca envolve, os frutos só podem ser positivos.

E um trabalho muito interessante que merece destaque é o que está sendo feito, há vários anos, pela Federação Paulista de Pesca Esportiva.

A entidade é a primeira federação de pesca esportiva criada no Brasil, além de fazer parte da Confederação Brasileira.

Atualmente, o foco da federação se concentra em seu Instagram, @fppeoficial, já que é a rede onde os olhos de todos estão mais voltados nos dias de hoje.


Mas o principal produto que a rede social da FPPE entrega é, sem dúvidas, o manual atualizado para manejo de peixes, ensinando como soltar os exemplares capturados, como segurar o peixe fora da água, entre outras informações essenciais para qualquer pescador esportivo.

Por anos, esse material era vendido em pequenos livros. Hoje, ele é entregue de forma totalmente gratuita, em arquivo digital. O trabalho foi desenvolvido por quatro biólogos experientes, com doutorado, deixando o manual ainda mais forte.

Conversamos com Ivan Miraldo, presidente da federação e conselheiro da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, para conversar a respeito do trabalho realizado por eles e de como expõem todos os resultados nas redes.

"Todos os torneios regionais, as federações passam para nós e nós divulgamos em nossos stories. Sempre que tem alguma novidade, alguma curiosidade, postamos lá. Quando muda uma legislação, também publicamos. Se algo é proibido dentro da pesca esportiva, nós não só dizemos que ele é proibido, mas por que ele é proibido. É um trabalho bem completo", disse Ivan.


Um fato muito interessante sobre a federação é que, neste ano, eles conseguiram implementar a cota zero em cinco cidades brasileiras para o Tucunaré.

Com isso, Ivan vai até as cidades dando palestras para prefeitos e vereadores, e o Instagram repassa tudo para o público em tempo real, através de lives.

"Mostramos muito na prática, também. lives e stories com vídeos e imagens. Porque não adianta o pesque e solte sendo que, no tempo que o peixe está fora da água, você não souber manejar ele... A gente vê muito ainda os pescadores abraçando o peixe e isso acaba tirando o muco do animal, que é a proteção dele. As pessoas não sabem por falta de conhecimento, porque não é passado. Alguns seguram o peixe, colocando a mão dentro da guelra. Se você tiver com protetor ou repelente nas mãos, isso pode até envenenar o peixe".

As informações passadas pela FPPE vão muito além da proteção ambiental. Assuntos socioeconômicos também são debatidos.

Por exemplo, Ivan cita que, em uma determinada cidade havia 36 pousadas de pesca. E como antes não existia a cota zero, a matança de peixes era muito grande. O resultado disso foi que, de 36 pousadas, passaram a existir apenas três.

Outro fato muito importante que, de certa forma está totalmente interligado, é em relação à prostituição infantil. A federação percebeu que em determinadas cidades, o número de casos desse crime diminuiu após a implantação da cota.

Isso pelo fato de algumas pessoas, que procuravam a pesca predatória, também irem até essas cidades para a procura da prostituição de menores e, após a cota zero, a visita até esses locais com esse objetivo, diminuiu.

"São coisas que estão interligadas, mas às vezes não ligamos uma na outra. Chegamos a fazer uma parceria com a Luciana Temer, filha do ex-presidente Michel Temer, já que ela tem um instituto de proteção à criança. Fizemos um trabalho bem bacana", contou Ivan.


O relato de Ivan deixa bem claro a força que a pesca esportiva tem em vários setores. A Fish TV dá os parabéns a todos da federação pelo trabalho realizado!

Quanto mais e mais redes com esse objetivo existirem, mais a pesca esportiva avança e todos agradecem.

Curtiu? Visite a rede sociail da Federação Paulista de Pesca Esportiva clicando aqui e fique por dentro de seus trabalhos!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS