Escultura é fixada no fundo do mar em Santa Catarina

Obra com mais de 120 kg está a 11 metros de profundidade

Por Fish TV - 08/12/2014 em Notícias / Geral

A região do Saco do Capim, na Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, SC, ganhou um novo elemento decorativo. Uma obra de arte do artista plástico catarinense, Pita Camargo, foi instalada a 11 metros de profundidade, e os mergulhadores que optarem por mergulhar neste ponto, poderão apreciar o trabalho que fez parte da exposição 26 Menos Um.

O escultor, que também sabe mergulhar, acompanhou todo o processo de colocação da obra embaixo d’água. Com mais de 120 kg, a escultura feita em mármore, exigiu muito esforço por parte dos mergulhadores que fixaram em duas horas de operação. 

O escultor, que também sabe mergulhar, acompanhou todo o processo de colocação da obra embaixo d’água. (Imagem: G1)


Segundo o autor, "a obra de arte para se tornar uma vida marinha. Então essa intenção que é mais importante que a própria obra. É a obra transformada", explica ele. 

Camargo já havia instalado outra escultura na Ilha de Galés, na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em 1993. Entretanto não é mais permitido o mergulho no local. "O objetivo é continuar o projeto de 1993 da galeria submersa aqui no Brasil, que era inédito, no mundo não havia galerias subaquáticas, existiam esculturas isoladas. E naquele momento eu não fui compreendido, não houve investimento. E nesses anos muita coisa mudou. E acredito que a cultura da preservação e a prática do mergulho está mais forte e a esperança e que agora realmente saia o lançamento da galeria subaquática", finaliza o autor da obra.


Fonte: G1

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS