Doenças transmitidas por peixes é tema de livro

Autor do livro é o pesquisador científico Gilberto Pavanelli

Por Fish TV - 25/03/2016 em Notícias / Geral


O professor Pavanelli é um pesquisador em Zoologia da Universidade Estadual de Maringá que resolveu falar sobre o tema zoonose em seu livro, devido a crescente introdução da cozinha oriental no ocidente, levando a população a adquirir o gosto pela utilização de pescado cru.

O livro aborda a existência de parasitos de peixes, tendo em vista que podem ser causadores de uma enorme quantidade de doenças no homem. Segundo o autor, no Brasil, além das zoonoses já naturalmente difundidas e conhecidas, passaram a serem mencionadas, também aquelas ligadas ao consumo de peixes processados sem o devido cozimento e consumidos na forma de sushi, sashimi e ceviche, ou mesmo pela ingestão de pequenos peixes vivos.
O livro também serve como um alerta para a população, que quanto mais peixe cru se come, maior é o risco de desenvolver infecções. "Essa publicação pretende alertar sobre o risco do consumo de peixes crus sem o devido cuidado, ao mesmo tempo em que estimula a utilização de pescado na alimentação pelo menos três vezes por semana", reforça Pavanelli.

A obra é indicada para todos os profissionais da saúde com interesse nessa temática, como médicos, bioquímicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas, médicos veterinários e outros.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS