Dia Mundial do Turismo chegando para lembrar sua importância para a pesca esportiva

A data, que impacta diretamente o setor da pesca, será lembrada na programação especial da Fish TV 'Meu Destino é Pescar', que será exibida entre os dias 27 de setembro de 2 de outubro

Por Marcelo Telles - 10/09/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 13/09/2021 as 13:43

De acordo com a segunda edição do guia de orientações básicas do Turismo de Pesca, realizada pelo Ministério do Turismo há mais de dez anos, o comportamento das pessoas que consomem o turismo já vinha mudando há tempos.

Em cada vez mais ocasiões, os turistas desejam um roteiro que se encaixe em suas vontades e que se adapte de acordo com suas necessidades.

Para que a segmentação desse setor seja organizada e de forma efetiva, é preciso conhecer todas as características daquele destino, como a oferta e a demanda.

Graças à diversidade da ictiofauna, nosso país possui recursos que têm o potencial para atrair diversos pescadores em todos os cantos do planeta.

Com diferentes biomas, grandes bacias hidrográficas, lagos e lagoas, manguezais e reservatórios de hidrelétricas, o Brasil proporciona diversas opções de pesca. Sem contar os quase oito mil quilômetros de costa.

Belos locais de pesca podem ser encontrados no nosso paísBelos locais de pesca podem ser encontrados no nosso país — Foto: Fish TV

É evidente a ligação do setor de turismo com a pesca esportiva. O pesque e solte, como também chamamos a atividade, é uma forma de garantir a sustentabilidade desse setor, sem contar, obviamente, a garantia de reprodução das espécies.

Outro fator importante de se ressaltar é que a prática de pescar e soltar também pode manter o emprego de muitas pessoas que, de alguma forma, dependem da pesca esportiva como fonte de renda, falando principalmente, das populações locais.

As hospedagens de pousadas e pesqueiros, guias de turismo de pesca, bem como seus condutores, só sobrevivem na área com o meio ambiente possuindo condições para receber o praticante da pesca esportiva.

Possibilidades de turismo de pesca pelo Brasil são muitasPossibilidades de turismo de pesca pelo Brasil são muitas— Foto: Fish TV

Mas para comentar a respeito dessa data tão importante, conversamos com a apresentadora do programa da Fish TV sobre turismo: o Destinos.

Laís Vanessa já está acostumada a viajar e conhecer cada canto de pesca do nosso país (e fora dele, também). Sempre mostrando aos telespectadores os atrativos da região, deixando qualquer apaixonado pela pesca com vontade de viajar e lançar as iscas na água.

Para a apresentadora, o programa, que também fará parte da programação especial da Fish TV 'Meu Destino é Pescar', tem uma grande importância para o turismo de pesca. Com uma clima leve e descontraído, ele leva até o telespectador tudo o que ele poderá aproveitar se, em algum momento, desejar conhecer o local.

"O impacto que o programa tem é grande, pois através do Destinos as pessoas conhecem lugares e pontos de pesca. Além de toda a estrutura que os locais oferecem. Eu consigo também, deixar bem humanizado, porque os telespectadores têm a oportunidade de conhecer quem faz tudo aquilo acontecer, como os donos, os chefs de cozinha, a equipe que ali trabalha... Além de ter toda a história do local, as espécies de pesca e pontos turísticos da região".

Apresentadora do programa de turismo da Fish TV, Laís mostra os melhores pontos de pescaApresentadora do programa de turismo da Fish TV, Laís mostra os melhores pontos de pesca — Foto: Fish TV

Laís cita o exemplo da Amazônia. Quando vai gravar no local, além de toda a pesca praticada, ela faz trilhas e mostra todo o contexto que envolve a pesca esportiva daquele local.

Assim, ela consegue levar alegria, descontração e entretenimento, mostrando que todos podem ir e apreciar as belezas turísticas da região. Segundo ela, o programa mostra sua impressão em primeira pessoa, sobre o clima e a experiência. Afinal, turismo e pesca, possuem muitas coisas em comum.

Aliás, Laís vai além. A apresentadora afirma que a área da pesca esportiva e a área do turismo são uma só e uma não vive sem a outra. Relembrando, mais uma vez, o impacto do Dia Mundial do Turismo, principalmente nessa época de inúmeras tentativas de 'volta à normalidade' após a pandemia.

"A pesca e o turismo são duas áreas que conversam muito bem, pois a pesca é o turismo! Principalmente agora, na volta da pandemia, muitas pousadas estão incluindo o ecoturismo, principalmente no período de piracema. Como não se pode pescar nesse período, as pousadas de pesca estão criando roteiros ecológicos, como workshops de churrasco, observação de aves... É uma imersão diferente", disse.

Laís Vanessa curte o programa apresentado de forma leve e descontraídaLaís Vanessa curte o programa apresentado de forma leve e descontraída — Foto: Fish TV

Como as pousadas de pesca, em sua maioria, também recebem muitas famílias, elas estão se reorganizando para acomodar a todos, inclusive quem não pesca. Assim, todos podem aproveitar o local, fomentando todo o setor produtivo do turismo de pesca.

Para Laís, cada vez mais, o turismo que não tem relação com a pesca e o turismo de pesca, estão se unindo, mostrando que a atividade consegue abraçar muito mais público.

E para celebrar essa data tão importante para nós, que amamos a pesca com consciência, fazemos questão de comemorar muito o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro.

Para isso, contaremos com uma programação especial na grade televisiva da Fish TV. Do dia 27 de setembro (data oficial do Dia Mundial do Turismo) até o dia 2 de outubro, das 16h30 às 18h. Vamos chamar de: Meu Destino é Pescar!

Entre essas datas que citamos, das quatro e meia às seis da tarde, você vai poder acompanhar, além da Laís, apresentadora do Destinos, os apresentadores dos programas Pesca em Ação, Slow Fishing, Elas na Pesca e Na Pegada do Fly, viajando e pescando por diversos locais belíssimos e cheios de peixe!

Paisagens de pesca diversas podem ser encontradas pelo território brasileiroPaisagens de pesca diversas podem ser encontradas pelo território brasileiro — Foto: Fish TV

Confira a programação completa:

Segunda - 27/09, 16h30 às 18h

Pesca em Ação T03 E05 | Pescaria no Rio Juruena - Pousada Bararati

Pesca em Ação T03 E06 | Pescaria de tucunarés com a Pousada Rio Xingu

Pesca em Ação T03 E07 | Pescaria variada com a Pousada Rio Xingu

Terça - 28/09, 16h30 às 18h

Destinos T07 E04 | Recordações pela Asa Branca

Pesca em Ação T03 E03 | Pescaria de peixes de couro no rio Araguaia

Pesca em Ação T03 E04 | Pescaria de tucunarés nos lagos do rio Araguaia

Quarta - 29/09, 16h30 às 18h

Elas na Pesca T05 E03 | Pescaria no Hotel Fazenda Cabana do Pescador

Slow Fishing T02 E05 | Pescaria no Hotel Fazenda Cabana do Pescador - l

Destinos T07 E10 | Pescaria e Ecoturismo com a Pousada Reserva do Pantanal

Quinta - 30/09, 16h30 às 18h

Slow Fishing T02 E07 | Pescaria na Pousada Vida de Peixe

Slow Fishing T02 E08 | Seguimos na Pousada Vida de Peixe

Destinos T07 E12 | Aventura e pesca esportiva no Hotel Doña Ramonita

Sexta - 01/10, 16h30 às 18h

Na Pegada do Fly T10 E04 | Emoção no Pesqueiro do Cabrita

Destinos T07 E09 | Aventura na pousada Pesqueiro do Cabrita

Sábado - 02/10, 16h30 às 18h

Pesca em Ação T03 E08 | Explorando o Rio Paraguai com a Joice Pesca & Tur

Pesca em Ação T03 E09 | Variedade de peixes no Rio Paraguai com a Joice Pesca & Tur

Slow Fishing T02 E04 | Será que vai sair piapara nessa pescaria?


Coloque em sua agenda e não perca essa programação especial da Fish TV!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS