Dia mundial da água promove conscientização sobre o uso do recurso natural

A atividade de aquicultura de água doce, por exemplo, requer água de boa qualidade para a produção

Por Fish TV - 23/03/2020 em Notícias / Geral - atualizado em 14/04/2020 as 15:37

Com o intuito de promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve diversas ações em suas coordenadorias para a conservação e uso racional da água, sendo um deles, a produção de alimentos. 

O Instituto de Pesca (IP-APTA) mantém em São Paulo, o seu Centro de Pesquisa de Recursos Hídricos, que realiza projetos de pesquisas relacionadas à atividade pesqueira, à aquicultura e ao meio ambiente em rios e reservatórios localizados no Estado de São Paulo. De acordo com a pesquisadora Cacilda Thais Janson Mercante, a atividade de aquicultura de água doce, requer água de boa qualidade para a produção de organismos aquáticos. "A produção de peixes e outros organismos deve seguir as boas práticas de manejo, como o uso adequado de ração, levando-se em conta a qualidade e quantidade desse alimento". Desta forma, o aquicultor é consciente da importância da conservação da água e do uso de técnicas adequadas para manter a sanidade dos animais cultivados. 

A água é utilizada é diversas áreas, como agricultura, indústria, abastecimento, turismo e aquicultura, por isso os pesquisadores trabalham em estudos voltados ao impacto ambiental, manejo integrado dos recursos aquáticos e à biologia populacional de peixes, tecnologia de pesquisa e socioeconomia voltada à atividade pesqueira. São levantados ainda dados relacionados aos esforços de pesca e produção pesqueira de água doce, tecnologias de recuperação ou reabilitação da qualidade ambiental, adequação e integração dos diversos recursos aquáticos. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS