Conheça a ação criada para fazer do lixo um troféu

Federação Paulista de Pesca Esportiva iniciou campanha de preservação ambiental

Por Alison Mota - 01/02/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 04/02/2021 as 14:30

Todo pescador esportiva, em algum momento, já deve ter se deparado com lixos jogados em pontos de pesca em meio à natureza. O trabalho que deveria ser simples, recolher o lixo após passar pelo local, acaba se tornando poluição, prejudicando aquele espaço e a vida que há nele. Após se deparar com tantos casos como o descrito, a Federação Paulista de Pesca Esportiva (FPPE) convidou os pescadores a recolherem os resíduos que encontrassem em suas saídas e postassem nas redes sociais.

A primeira ação aconteceu há alguns dias, mas a ideia é dar continuidade mensalmente. Segundo Ivan Miraldo, presidente da FPPE, é comum que o pescador publique as fotos dos peixes capturados, assim como são comuns as reclamações de locais sujos. Assim surgiu a ideia de transformar o lixo recolhido em um troféu da pescaria. “Nós incentivamos que cada pescador levasse consigo uma sacolinha, já pensando em recolher os resíduos que encontrasse onde fosse pescar, pois infelizmente é comum encontrar lixo. Depois disso, era só fazer as fotos e marcar a federação que repostaríamos a publicação”, conta.

O diretor de Eventos da FPPE, Márcio Garcia, é guia em Nazaré Paulista e está levando adiante a ideia. Todos os pescadores que estão com ele na embarcação precisam ter a sua própria sacola para guardar seus lixos, como você confere no vídeo abaixo.


Além da Federação Paulista, as outras federações ligadas à Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE) também decidiram que vão aderir à ideia, transformando em uma campanha mensal. “Se nós seguirmos estimulando as pessoas a recolher o lixo, quem sabe aquelas que joguem os resíduos na natureza vejam a ação e parem de fazer isso. Vejo isso como nossa obrigação de pescadores esportivos, afinal, a natureza é o nosso espaço de lazer e somos beneficiados por ela”, descreve Ivan.

Se você quiser fazer parte da ação, acompanhe as redes sociais da federação da sua região. Para ver algumas publicações feitas na primeira ação da Federação Paulista de Pesca Esportiva, basta clicar aqui. Faça a sua parte, pescador, e seja responsável por inspirar novos hábitos!

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS