Confira dicas de exercícios e alongamentos para você não se machucar na pescaria

Fisioterapeuta dá conselhos do que fazer e o que não fazer antes, durante e depois da pescaria

Por Matheus Ferreira - 13/12/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 17/12/2019 as 14:29

Uma dúvida bastante comum entre novos e velhos pescadores é a ocorrência de dores e desconforto na prática da pesca esportiva. Antigamente se falava apenas em lesões por movimentos repetitivos, hoje sabemos que a dor pode não somente ser provocada pelas repetições durante uma pescaria de arremessos de precisão, mas também pela sobrecarga de um grande esforço, como no caso da pescaria dos grandes peixes de couro ou na busca dos grandes exemplares na pesca oceânica. 

Algumas dessas dores podem desaparecer após horas ou dias depois da pescaria mas, em alguns casos, podem levar um tempo muito maior para a recuperação. Nos piores casos até mesmo incapacitando sua prática saudável, sendo o pescador obrigado a interromper a prática e a buscar orientação médica.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que o fisioterapeuta Ricardo Padovan, que também é pescador, dá para não criar lesões no esporte:

 

TÉCNICA CORRETA NA PESCARIA

tecnicas correta na pescaria


Através da técnica correta é como conseguimos aprender e aprimorar a nossa pescaria.  Leituras, vídeos, cursos online e presenciais são ótimas fontes de informações que são essenciais para a prática como:


1 - Aprendizado da empunhadura correta do equipamento (diminuindo a força empregada desnecessariamente no equipamento e também a sobrecarga articular e fadiga muscular).


2- Escolha do equipamento ideal para cada tipo de pescaria (diminuindo a sobrecarga do equipamento e das articulações, tendões, e músculos, e diminuição da fadiga muscular).


3- Montar o equilíbrio do equipamento (evitando sobrecargas e movimentos desnecessários, e diminuição da fadiga muscular).


4- Correção da posição e postura corporal (diminuindo as sobrecargas, facilitando o movimento específico, podendo inclusive evitar quedas).


5- Leitura da condição de pesca ideal na pesca de caiaque (como por exemplo utilizar o vento a favor no deslocamento do caiaque evitando esforço físico desnecessário, ou progredir em determinado trecho de rio).


CONDICIONAMENTO FÍSICO

condicionamento físico para pesca

Pixabay: https://pixabay.com/pt/photos/lazer-f%C3%A9rias-desporto-1379445/

Por incrível que pareça, boa parte dos pescadores se preocupam em alongar-se e sair do sedentarismo na véspera das pescarias. O que, na verdade, segundo Padovan, não ajuda em quase nada.

“O nosso corpo tem o dom de adaptar-se aos estímulos dados, porém necessita de tempo para que ele adapte-se a esses estímulos. Então, quanto mais preparado nosso corpo estiver para exercer uma atividade, mais natural será a prática, e menor ainda será a probabilidade de sentir dor ou desconforto”, comenta o fisioterapeuta. “Na minha opinião, o correto é que tenha-se o hábito da prática saudável do exercício físico. Isto é, que busquemos praticar regularmente, de duas a três vezes por semana”, conclui.

Ele dá dicas de exercícios simples, e que podem ajudar muito no condicionamento físico:


1- Atividades aeróbias por 40 minutos ou mais (remo, bicicleta, natação, caminhada ou corrida, entre outros).


2- Atividade anaeróbias (musculação, treino funcional, exercícios de força contra-resistidos).


3- Alongamentos gerais (visando a diminuição das tensões musculares e melhora dos movimentos corporais).


Mas, ele faz um alerta: “O importante é que os exercícios sejam prescritos por um profissional de educação física e que este profissional busque entender o gesto específico do pescador na sua modalidade, para que prescreva todo treino de acordo com a sua especificidade”, comenta.

Para quem já tem dores há algum tempo, a orientação é procurar a ajuda de um profissional para um melhor diagnóstico, tratamento e retorno seguro as atividades. “Sugiro que utilizem o corpo com sabedoria, para que assim possamos praticar a pesca sempre com prazer, e não com dor ou desconforto. Pescar sempre, descuidar da saúde jamais!”, frisa Padovan.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS