Caiaqueiros dividem a pescaria com ações ambientais

Projeto Caiaqueiro Coletor prepara grande ação

Por Alison Mota - 12/08/2020 em Notícias / Geral - atualizado em 11/12/2020 as 15:12

A pesca esportiva está totalmente alinhada com a preservação ambiental. Uma não existe sem a outra. Quem é praticante da modalidade sabe disso, sempre levando muito a sério essa dobradinha. Com Laerte Reche não foi diferente. Desde que iniciou suas pescarias com caiaque, começou a conhecer mais pessoas que praticavam a modalidade, e grande parte buscava dividir o tempo no rio também para coletar materiais descartados incorretamente.

Laerte é de Limeira, e em contato com o grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu, se interessou pela iniciativa de preservação ambiental deles e quis aprender mais sobre o assunto. A partir disso, surgiu a ideia de realizar uma ação que pudesse não apenas unir pescadores para uma limpeza nos rios, mas que também beneficiasse famílias desassistidas por conta da pandemia. “Em conversas com outros grupos, criamos o projeto Caiaqueiro Coletor, unindo duas ideias importantes. Queremos que as ações não parem na primeira, e que mais grupos do interior paulista vejam nossa iniciativa e reproduzam nas suas regiões, até que o sucesso da ideia vá para fora do Estado e, quem sabe, do Brasil”, almeja Reche.

Na primeira ação do projeto Caiaqueiro Coletor, quem quiser participar deve levar um quilo de alimento não perecível ou um kit de higiene pessoal, sem custos além dessa doação. Os materiais serão destinados à uma associação de Mogi Guaçu. No dia do evento, serão distribuídos sacos de lixo aos participantes, que serão usados na coleta de resíduos do rio. Para cada saco levado até a base, o caiaqueiro recebe um cupom para o sorteio de um caiaque ao final da ação.

Enquanto a data da ação ainda não está definida, você pode acompanhar os Caiaqueiros Coletores em sua página na internet, clique aqui. No programa Remos e Rumos, o caiaqueiro Zinho Sorocabano já participou de ações como essa. Se estiver motivado com esses exemplos, inicie em sua região seu próprio grupo de coleta de resíduos. A natureza agradece!

Veja a notícia na TV:

?Foto: Pixabay

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS