Brincadeiras como forma de aprendizado

Betinho Oliveira pratica atividades em grupo com crianças na expectativa de um futuro melhor para elas

Por Fish TV - 03/05/2017 em Notícias / Geral

Solidariedade é uma palavra forte e muito importante. Pensando em ajudar ao próximo e manter a solidariedade em ação, o grupo Doutores das Águas vem fazendo atendimentos médico, odontológico e educacional há seis anos. Dessa vez, o participante do grupo, Betinho Oliveira, apresentador do programa A Arte do Atado, transmitido pela FishTV, ensina crianças de zero a 14 anos a fazer streamer para pescar tucunarés, na comunidade de Itaquera.

Para ele, ensinar crianças com dinâmicas e brincadeiras que auxiliam o contato entre elas é fundamental, pois a pesca é uma necessidade de sobrevivência das famílias que vivem nas comunidades há muito tempo. Atividades como fazer iscas e buscar por técnicas da pesca é apenas um dos meios de trazê-las para junto do grupo. "Acredito na solidariedade das pessoas e no amor das famílias. Por isso, penso que praticar atividades juntos, entre pais e filhos, é mais que uma forma de união e educação, é amor e carinho", garante o apresentador.

O grupo auxilia famílias anualmente e mantém uma análise nos resultados com grande expectativa. As famílias são orientadas a continuar com o tratamento das crianças durante o ano inteiro, como a escovação dos dentes. "Nosso objetivo é enaltecer as atividades positivas de todos, principalmente das crianças. Neste ano, premiamos com medalhas um total de 70 crianças que não tiveram cáries com idades entre três e 12 anos, desde nossa última visita", informa Betinho. 

Outra questão que o grupo mantém como regra entre as famílias é o resgate de brincadeiras como cantigas de roda e encenações. Para os Doutores das Águas, essa é uma forma de buscar a criatividade dos jovens. A troca de um objeto eletrônico por uma ação em grupo é fixada entre os voluntários como forma de união e fixação de valores como: honestidade, companheirismo, família e meio ambiente. Outras práticas como limpeza de potes, ferver água e cuidar das plantas torna as crianças mais humanas e com pensamento do bem estar do próximo.

Betinho afirma que a juventude precisa ser contaminada pela solidariedade, pois o mundo carece de humanização. As diversas anomalias, como fome, guerra, drogas e agressões estão por toda parte e vistas no dia-a-dia. Para ele, os valores familiares e os bons princípios precisam ser resgatados. "Os jovens são o futuro do mundo", finaliza o apresentador. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS