Anfíbio raro é encontrado no Rio Grande do Sul

Fritziana fissilis, uma perereca marsupial de apenas 2 cm, foi registrada por pesquisadores nas nascentes do rio dos Sinos

Por Fish TV - 28/04/2015 em Notícias / Geral

O trabalho de conclusão de curso de Ciências Biológicas de Mateus Henrique de Mello revelou um fato inédito para a biologia do Rio Grande do Sul. Após inúmeras expedições pelas margens do rio do Sinos, um dos mais poluídos do Brasil e situado na região metropolitana de Porto Alegre, o agora biólogo encontrou uma Fritziana fissilis, uma perereca que jamais havia sido registrada no estado. 

Animal foi encontrado ás margens do rio do Sinos no Rio Grande do Sul. (Imagem: Divulgação)


A espécie encontrada é conhecida popularmente como perereca marsupial, uma alusão ao fato de que as fêmeas carregam os girinos no seu dorso, sob a pele. "Apenas o fato de se encontrar uma espécie que exige um ambiente tão intocado para se desenvolver já demonstra as condições de preservação das nascentes do rio dos Sinos", diz Mateus.

Segundo os pesquisadores, isso reforça, ainda mais, a importância da preservação da região e a necessidade de novos estudos sobre a fauna local. O estudo pode ser conferido em http://biotaxa.org/cl/article/view/11.2.1594/12131.

Espécie é conhecida popularmente como perereca marsupial. (Imagem:Divulgação)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS