1º Simpósio da Pesca no Pantanal aconteceu em Corumbá

Javier Enrique esteve presente para debater sobre a cota zero

Por Alison Mota - 19/06/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 24/06/2019 as 13:58

Reunindo técnicos, empresários e pescadores, o 1º Simpósio da Pesca no Pantanal, que aconteceu em Corumbá no último dia 7, abordou o tema da cota zero, recentemente instituída através de decreto pelo Governo do estado do Mato Grosso do Sul. A intenção do encontro foi debater a importância do decreto e melhores maneiras de aplicá-lo.

 O simpósio abriu espaço para que especialistas em ictiofauna de vários estados pudessem explicar suas experiências positivas com a adoção da cota zero, também com a pesca esportiva. Quem também falou sobre sua experiência com a pesca sem cotas foi Javier Enrique, pescador e apresentador do programa Pasión Por La Pesca, destacando como a Argentina lidou com o tema. “No evento, destaquei minha experiência na Argentina, principalmente como se faz para ter a licença de pesca esportiva. Também falei da experiência que temos com a fiscalização, que aqui no Brasil ainda precisa melhorar, mas, o caminho é esse mesmo, instituir a cota zero”, destaca.

Entre os presentes também estava Ivan Miraldo, presidente da Federação Paulista de Pesca Esportiva, ligada a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva. Na sua fala, também lembrou do exemplo positivo da Argentina. “Proibir a captura dos peixes do Pantanal, como fez Mato Grosso do Sul, é o modo mais prático e sustentável para repovoar os rios e trazer o turista para o estado, o exemplo está na Argentina. A cota zero significará mais peixes, mais pescadores e mais recursos para a região”, disse Miraldo.

Sobre a Cota Zero no Mato Grosso do Sul

O decreto sobre a cota zero no Mato Grosso do Sul foi publicado no Diário Oficial do dia 22 de fevereiro, fazendo uma série de alterações nas regras atuais e estipulando o fim das cotas apenas para o 2020. Saiba mais sobre o assunto lendo a nossa matéria ou assistindo ao Fish TV News especial sobre a cota zero no MS. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS