Retrospectiva Fish TV 2022: relembre os momentos que passamos juntos neste ano

Faltando poucos dias para o início de 2023, chegou a hora da gente relembrar o que aconteceu neste ano de tantas mudanças!

Por Marcelo Telles - 20/12/2022 em Notícias / Fish TV

Ano novo, vida nova! A Fish TV que o diga! 2022 foi um dos anos mais importantes para a nossa emissora, tudo por tudo. Foi nele que comemoramos, com muita alegria, 10 anos de trabalho e dedicação aos nossos telespectadores!


Também foi em 2022, o ano que escolhemos para mudar: mudar logo e conceito, com a criação de novos projetos. Este ano também contamos com as mais diversas novas temporadas dos programas mais amados pelos pescadores brasileiros!


O que falar, então, do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros? Em 2022 as emoções foram incontáveis! O mais prazeroso é saber que vem mais por aí!


Em breve, estaremos festejando a chegada de 2023 e a gente promete: vem muita coisa nova na Fish TV! Nossa equipe já está trabalhando, incansavelmente, para levar a todos vocês o melhor da conexão entre ser humano e natureza!


Que no final do ano que vem, a gente possa estar fazendo outra retrospectiva e sentindo ainda mais orgulho de todo trabalho realizado!


E você? Lembra de tudo que aconteceu por aqui este ano? Então, nós vamos te ajudar!



JANEIRO


O futuro da pesca esportiva na tela da Fish TV


Este ano começou a mil! Com as diversas gravações pelo país, os programas já foram produzidos logo no primeiro mês de 2022. No Pesqueiros do Brasil, por exemplo, apresentado por Kleber Sanches e Juninho Bertazi, um outro pescador chamou a atenção. Convidado por Juninho, Vinícius Belotti Goulart, de 11 anos na época, morador de Socorro-SP, participou das gravações do programa. Verdadeiro fã da Fish TV, Vinícius ganhou o dia quando recebeu o convite para uma pescaria durante as gravações da nova temporada do programa. "Eu acompanho vocês faz uns anos já! Eu adoro assistir os programas porque incentiva os outros para a pesca, é muito legal! Adorei a gravação com o Juninho, ele é uma grande pessoa e um grande amigo! A pescaria foi maravilhosa e eu agradeço muito a Fish TV por realizar o meu sonho em mostrar o meu potencial na pesca", disse Vinícius.



Carpa-cabeçuda toma conta das etapas paranaenses do CBP 3


Pois é! Apesar de estarmos na quarta edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV, o ano de 2022 começou com as últimas etapas classificatórias da edição de número três. Nos dias 15 e 16 de janeiro, aconteceram duas provas acirradas, com grande destaque para o estilo de pesca paranaense, focado nas carpas. Mais voltados aos molinetes, a grande maioria dos pescadores optou por essa modalidade. Foram duas etapas que tiveram as suas dificuldades. Em função da mudança climática no meio da semana que antecedeu a prova, não foi a vez dos peixes redondos. Porém, como a maioria estava de olho nas carpas, elas apareceram e dominaram! As Pirararas, que haviam sido soltas dias antes na arena, também foram para as balanças. Alguns pescadores até tinham dúvidas em relação ao comportamento destes peixes, por ser um peixe amazônico em um estado como o Paraná, mas o resultado foi muito positivo. Etapa ainda teve a primeira dupla feminina a se classificar para a final de um CBP!



Aprovado projeto de lei para disciplinar pesca esportiva


Ainda no primeiro mês do ano, foi aprovado o projeto que alterou a Lei da Pesca pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. O principal objetivo era disciplinar a pesca esportiva no país, já que a lei se refere à atividade como pesca amadora, não apresentando um conceito específico. A lei que o projeto alterava é a lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009, que trata sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, regulando as atividades pesqueiras em território nacional. A proposta para diferenciar a pesca esportiva da pesca amadora foi aprovada como substitutivo do relator, deputado Airton Faleiro (PT-PA), à PL 618/19, do deputado Luiz Nishimori (PL-PR), e apensados.



Três anos da tragédia de Brumadinho no Fish TV News especial


O jornalista e apresentador do Fish TV News, Marcelo Telles, visitou o local do acidente e foi atrás de informações sobre estudos e projetos que estavam sendo realizados na tentativa de salvar o Rio Paraopeba, que foi diretamente atingido com milhões de metros cúbicos de rejeitos. Além de pescadores e moradores, quem também deu o depoimento foram as analistas ambientais da FEAM (Federação Estadual do Meio Ambiente), do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e do IEF (Instituto Estadual de Florestas), comentando sobre os impactos ambientais causados no desastre. As analistas também comentaram sobre os trabalhos que vêm sendo realizados para que a vida no Paraopeba volte a ser o que era, o quanto antes. O coordenador de regularização ambiental do município também mostra o trabalho que a prefeitura de Brumadinho realizou ao longo desses anos.



Muita chuva e emoção em mais duas etapas paulistas do CBP 3


No final de semana dos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, não faltou peixe e adrenalina no Tanque 7. A competição foi muito disputada, com grandes exemplares saindo e emoção na ponta da linha (como de costume). Apesar de já ter acontecido outras etapas com um número bem maior de exemplares, as etapas 5 e 6 da terceira edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV também ficaram marcadas na história do campeonato. Apesar da mudança climática do período, o final de semana de pesca no Parque Maeda resultou em quase três toneladas de belos peixes nas quatro balanças. Mais uma vez, mesmo com as dificuldades de momento, o Tanque 7 e os pescadores participantes da prova deram um show! 


FEVEREIRO


Duas últimas etapas paulistas e campeões do CBP 3 se classificando na última oportunidade


Fevereiro de 2022 começou com mais CBP! Dessa vez, foram as duas últimas etapas paulistas da edição de número três. Foi nesse momento em que foram definidos os finalistas e o campeão paulista do CBP 3. Disputada no Tanque 7 do Parque Maeda, em Itu-SP, as etapas 7 e 8 fecharam o clico de etapas da edição três do campeonato. O que também ficou marcado foi o inédito título estadual em dobro! Marcio Arikado e Patrícia Arikado, campeões goianos do CBP 3, também se tornaram campeões paulistas da edição, já que nenhuma dupla conseguiu atingir a somatória dois dois na segunda etapa estadual. O que também deu para perceber foi a presença (e a grande pescaria) de já conhecidos pescadores deste campeonato. Competidores que já estavam classificados para a final, antes mesmos das duas últimas etapas paulistas, ignoraram o fato de já terem vaga garantida e deram um show na beira do lago. O que também marcou este final de semana, foi a classificação para a final de Victor e Fillipe, pescadores que, posteriormente, se tornariam campeões brasileiros da terceira edição do CBP.



Praia e Mais Praia na tela da Fish TV


Um dos programas mais pedidos pelo público chegou na Fish TV em fevereiro de 2022! Comandado pelo pescador Uderlan Moraes, o Mais Praia foi a mais nova atração do início do ano por aqui. O programa veio para a grade da Fish TV para representar uma modalidade que é sucesso entre a audiência do canal: a pesca de beira de praia. De forma didática, o programa traz peculiaridades e todo o conhecimento técnico desse tipo de pescaria. Além disso, o programa foca nos momentos de pesca em família e ainda incentiva e divulga a prática do pesque e solte para essa modalidade. Paisagens paradisíacas, pé na areia, técnica e muito peixe estão marcando esse programa que já chegou prometendo cair no gosto dos brasileiros! O Mais Praia ainda está em sua primeira temporada, mas as gravações não param!



Na Pegada do Fly chega em sua 11ª temporada


Com seu estilo já conhecido e adorado pelos pescadores do nosso país, Kid Ocelos chegou, mais uma vez, para mostrar todas as suas técnicas e habilidades em pescaria com mosca. Unindo a pesca esportiva com suas artes, Kid começou a gravar a 11ª etapa de um dos programas mais antigos da grade de programação da Fish TV. Muitas gravações e muitos peixes fizeram parte do 2022 de Kid Ocelos!


MARÇO


100 mil reais e final eletrizante do CBP 3


Quase 25 toneladas de peixes e emoção a todo o momento! A terceira edição do campeonato brasileiro em pesqueiros da Fish TV ficou marcada na história da pesca esportiva. Mas o que ela teve de tão especial? Sua grande quantidade de peixes? As brigas mais emocionantes? A adrenalina na beira do lago? Tudo isso e mais um pouco. Depois de tanta emoção percebida nas etapas classificatórias, a finalíssima da terceira edição do CBP não poderia ter sido diferente. 48 duplas se encontraram no tanque de engorda do Parque Maeda, em Itu-SP para a disputa dos 100 mil reais. A prova, realizada no sábado, dia 19 de março de 2022, começou com o sol aparecendo e a temperatura chegando perto dos 30 graus. Mas era dentro da arena de pesca que a temperatura subia ainda mais. Na briga pelo título, a tensão continuou até os minutos finais. Quando a prova encerrou, todos já sabiam: ninguém havia alcançado Fillipe e Victor, em um dia com mais de 80kg de peixes capturados! Fillipe e Victor foram os grandes campeões do CBP 3! Em segundo, Adan Santos e Marcelo, com um grande campeonato! Eduardo e Benedetti fecharam o pódio desta finalíssima!



Mulheres pescadoras organizando torneio em aldeia do Xingú


De uns tempos para cá, o que era apenas um esporte masculino, abraçou a todos! Cada vez mais, mulheres estão entrando neste mundo, ganhando reconhecimento e vencendo competições. Paraense residindo em Goiânia-GO, Iarla Pugliesi é uma pescadora que tem o prazer de tomar a frente e organizar encontros de pesca feminina, em vários locais. Iarla já é conhecida por estimular, demasiadamente, a pesca feminina no estado de Goiás, que tem visto uma crescente procura por este esporte. O grupo faz toda a logística e, nas primeiras edições, as próprias pescadoras pilotaram as embarcações e montaram os acampamentos. Na pescaria do Xingu, como a hospedagem é limitada (por ser uma aldeia), a ideia seria ter oito pescadoras ao total, mas a promessa sempre foi bem forte. Por ser uma reserva, os peixes são muito grandes, sem falar da diversidade de espécies.



Recorde mundial de pesca de fly na categoria all-tackle com Tucunaré de 91 centímetros


Rodrigo Moreira Salles, de 45 anos, engenheiro civil e ambiental, empresário CEO da Untamed Angling Brasil e pescador paulista que reside em Manaus-AM, conseguiu o feito no dia 4 de setembro de 2021. Porém, foi em março de 2022 que o recorde foi anunciado pela IGFA (International Game Fish Association). A pescaria acontecia no Rio Marié, rio do estado do Amazonas, em São Gabriel da Cachoeira-AM, próxima ao meio dia. Rodrigo estava com outros pescadores na semana de treinamento de guias, antes do início das temporadas de pesca. O pescador estava apostando em uma mosca do tipo streamer e o recorde veio com o exemplar de 91 centímetros, na categoria All-Tackle Length.



Proibição do transporte de pescado é prorrogada até 2025


A Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) estabeleceu nova proibição, por mais três anos, para o transporte de pescado nas bacias hidrográficas do rio Araguaia e do rio Tocantins. O texto foi publicado no Diário Oficial. A cota zero, estabelecida há quatro anos, teve a medida prorrogada e a nova data deveria valer até o final deste mês.  Porém, com novo texto, ela deve ser respeitada até o ano de 2025, pelo menos. Lembrando que ela ainda pode ser prorrogada, novamente, dependendo do critério a ser usado pelo Instituto Natureza do Tocantins.



Sétima temporada de Aquarismo estreia


Arquiteto aquapaisagista premiado nacional e internacionalmente, André Longarço visita museus oceanográficos e aquários do Brasil e do mundo. Ele mostra toda a beleza proporcionada por esse hobby que virou estilo de vida. O programa chegou em sua sétima temporada mostrando bastidores, manutenção e conservação das diferentes espécies de peixes e plantas para essa prática.



ABRIL


Museu de Pesca em Santos-SP passa por restauração 


Considerado uma das atrações turísticas mais conhecidas de Santos, no litoral do estado de São Paulo, O Museu de Pesca, que pertence ao Instituto de Pesca (IP-APTA), começou a passar por uma revitalização. O local recebe cerca de 60 mil visitantes anualmente e, durante evento realizado início do mês de abril de 2022, o secretário Itamar Borges assinou a autorização para a elaboração do projeto do museu e de restauração do local. A iniciativa privada poderia aportar recursos para realização desses e de outros projetos. Segundo Itamar, assim que assumiram a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi realizada uma visita ao museu e a ideia de restauração do local começou. Na época, segundo o secretário, eles ‘cumpriam essa missão’.



Pousada no Rio Juma aberta por pai e filho guias de pesca


Mais conhecido como ‘guia Branco’, e seu filho, Erison Oliveira dos Anjos, o ‘guia Branquinho’, fundaram uma bela pousada. Branquinho, que herdou toda a experiência e simpatia do pai para seguir os seus passos como guia de pesca, conversou com a equipe da Fish TV. Branco tem 60 anos e uma bela história para contar. Já trabalhou na agricultura e passou, literalmente, metade da sua vida como guia. Por trinta anos, Seu Aglacir direcionou turistas e pescadores interessados em capturar os mais belos exemplares. Hoje, o guia Branco está "aposentado" e quase não vai pescar e guiar, mas seu filho tem dado conta do recado! Com muito esforço, trabalho e dedicação, conseguiram fundar a sua própria pousada: a Amazon Branquinho Lodge. A pousada atende até 16 pescadores.



Fish TV relembra mês do turismo e a importância do Pantanal


Segundo o Ministério do Turismo, o Departamento de Polícia Federal e o Banco Central do Brasil, nosso país recebe mais de 6 milhões de turistas estrangeiros todos os anos. E, dentro de nosso próprio território, o número de brasileiros que se desloca para outros estados com o intuito de conhecer novas áreas, também é muito significativo. Não tem como negar que o turismo é uma das áreas que mais movimentam capital em todo o planeta. No Brasil, o dia Nacional do Turismo é comemorado no dia 8 de maio. Por isso, este mês é considerado o “mês do Turismo”. Com toda essa importância, a Fish TV fez questão de reforçar o compromisso com esse setor tão essencial para nós.



Estreia de nova temporada tripla em Abril


Família Nakamura, Slow Fishing e Pesca em Ação chegaram com tudo em abril de 2022. No quarto mês do ano, os três programas citados estrearam novas temporadas cheias de emoção. Família Nakamura e Pesca em Ação estavam focados em suas quartas temporadas, enquanto Slow Fishing, estava com as gravações a mil para colocar no ar sua edição de número três. Todos esses programas trouxeram para o público muita informação, entretenimento e adrenalina para a tela da Fish TV.



MAIO


Funai organiza workshop para a pesca esportiva


Em maio deste ano aconteceu um workshop, de forma online, organizado pela Fundação Nacional do Índio, a Funai. O evento virtual foi pensado para que fossem debatidas iniciativas de turismo de pesca esportiva em aldeias. Incentivando assim, o etnoturismo e o ecoturismo no Brasil. O workshop teve a participação de Marcelo Xavier, presidente da fundação. A promoção de atividades em terras indígenas como uma ferramenta sustentável de entoturismo também foi um dos temas debatidos. O objetivo era manter o foco no desenvolvimento econômico e na proteção territorial, além do protagonismo das comunidades e o desenvolvimento econômico sustentável.



Bassmaster Elite 2022 agitou o estado do Texas, nos EUA


Do dia 19 de maio até o dia 22 do mesmo mês, em Lake Fork, um reservatório localizado nos condados de Wood, Rains e Hopkins, no estado do Texas, Estados Unidos, aconteceu o Simms Bassmaster Elite de 2022. O reservatório possui 833.610.000 m³ de capacidade máxima e é muito conhecido por sua procura para a prática da pesca esportiva. Neste ano, muitas mudanças aconteceram no torneio, começando pelo nome. O evento, que era conhecido em 2021 como Toyota Bassmaster Texas Bass Classic, esgotou as inscrições em pouco tempo. Os especialistas comentaram que a desova, em um ano normal, acontece com o nível da água abaixo entre 60 centímetros e um metro, diferente deste ano que ocorreu com o nível entre 1,5m e 1,8m. Apesar do ocorrido, os peixes estavam se movendo mais, de acordo com os pescadores. Tudo isso beneficiou a disputa do torneio BASS do mês de maio.



Soltura de Surubins-do-Paraíba foi realizada em Santo Antônio de Pádua-RJ 


A soltura de juvenis da espécie foi feita em homenagem ao Dia Mundial das Espécies Migradoras. E no dia 21 de maio de 2022, no rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua-RJ, foi efetuada a soltura de juvenis de uma das espécies de peixes mais ameaçadas da bacia do rio Paraíba do Sul, o surubim-do paraíba, assim como atividades de conservação junto à comunidade ribeirinha. O objetivo era restabelecer a população da espécie, no mesmo local que os últimos três exemplares foram capturados, há 20 anos.



JUNHO


Fish TV News apresenta projeto Doutores das Águas


Projeto Doutores das Águas, criado em 2011, nasceu com o intuito de levar atendimento médico, atendimento odontológico, práticas de higiene e informação para as populações ribeirinhas da Bacia Amazônica. A visita acontece uma vez por ano e atende entre dois mil e três mil ribeirinhos, promovendo melhoras em vários indicadores de saúde e da qualidade de vida dessas comunidades. Em cada viagem, cerca de 50 voluntários estão presentes para ajudar. O que mais alegra os responsáveis pelo Doutores das Águas são os resultados, em números, desses anos de ajuda. São mais de 13 mil atendimentos médicos e odontológicos realizados em 18 comunidades.



Deconto Show de Pesca chega à tela da Fish TV


O programa já existe desde 2019 e é apresentado por Pedro Deconto, pescador que tem a companhia, muitas vezes, do seu pai, o experiente pescador Edson Deconto. Pedro também é proprietário da Deconto Iscas, empresa que atua na fabricação de iscas artificiais há mais de 40 anos, fundada por Edson. Ele a criou por ser fascinado por pesca, com a família sempre vivendo próxima a esse mundo. Pedro é o mais velho dos quatro filhos e, junto com o seu irmão, Guilherme, produzem o programa Deconto Show de Pesca. O Deconto Show de Pesca sempre conta com convidados especiais, amigos, parceiros de pesca e guias. Apesar de já existir há mais de três anos, o programa entrou, pela primeira vez, na grade de programação da Fish TV no dia 24 de junho de 2022.



Pintado entra na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil


Por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada no mês de junho, a espécie Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) foi adicionada na lista de espécies que estão em perigo de extinção. É importante lembrar que, no Brasil, peixes ameaçados de extinção têm a sua pesca proibida. A lista oficial contou, também, com espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira que possuíam algum risco de serem extintos.



Nova temporada de Remos e Rumos com imagens sensacionais


Nova temporada, novos lugares e novos desafios. É assim que resumimos todas as atrações que estão presentes na quinta temporada de Remos e Rumos. Entre remadas e arremessos, Zinho apresenta para o público todo o contraste entre os cenários urbanos e os cenários de natureza espalhados pelo país. Em seu famoso fusca, o apresentador leva o caiaque rumo à pescarias de tirar o fôlego. E toda essa jornada, o público começou a vivenciar em junho desde ano.



Projeto Meros do Brasil lança e-book para auxiliar pescadores esportivos


O Meros do Brasil, que surgiu em Santa Catarina, realiza ações de pesquisas científicas, educação ambiental e comunicação. As atividades estão alinhadas com a Década do Oceano, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e buscam envolver toda a sociedade. O “Guia de boas práticas de pesque e solte”, é um um e-book digital, voltado para a contextualização das pescarias que interagem com o Mero, onde trazem um histórico das interações com este peixe e como os pescadores podem realizar suas pescarias de forma mais adequada, reduzindo a possibilidade de estresse e morte dos exemplares após a soltura. 



Décima temporada de Biopesca agitou o mês de Junho


Em junho, mais um grande programa estava de temporada nova na Fish TV. Dessa vez, estamos falando do Biopesca, onde o biólogo Lawrence Ikeda foca no conceito de que é ‘pescando que se aprende’. Sempre com muita pescaria de qualidade e com conhecimento científico, Lawrence usa uma linguagem acessível e bastante didática, ensinando para todos os públicos todos os detalhes a respeito da pesca e da biologia, num geral. 



Etapas goianas do CBP 4 conhecem a sua nova arena


As etapas classificatórias de Goiás, primeiras do quarto CBP, que ainda iriam acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, tiveram sua nova arena anunciada! O novo pesqueiro anunciado era o Clube Pescar, de Luziânia-GO, muito conhecido por atrair pescadores de todos os cantos do país pelo seu carro-chefe: suas Pirararas gigantes, chegando até aos 50kg e seus Tambas que ultrapassam os 30kg!



10 anos de Fish TV


No dia 29 de junho deste ano, dia do pescador, a Fish TV completou uma década de existência! Apesar de ter seu nicho bem específico, a Fish TV sempre mostrou ser um canal repleto de variedades em que, mesmo tendo um assunto central, nunca cansa o telespectador. Enquanto um programa mostra as técnicas de forma didática e pausada, outro as apresenta na adrenalina da pescaria embarcada, por exemplo. Com isso, o telespectador pode absorver o conteúdo na teoria e aprender como colocá-los em prática quando for a sua vez de pescar. Esse é um dos diversos motivos que deixou a Fish TV em um alto patamar nesses dez anos. Hoje, são mais de vinte programas com produções originais, ultrapassando os 50.000 acessos no portal e com centenas de marcas conectadas à toda essa rede, que segue crescendo. A Fish TV mantém 100% de presença no mercado de TV por assinatura, estando disponível para vários telespectadores que acompanham todas as novidades na grade de programação.



JULHO


CBP passa a ser regulamentado pela Confederação Brasileira de Pesca Esportiva


No início do mês de julho, os representantes da Fish TV e da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva se encontraram para realizar a assinatura do Termo de Cooperação, que declara a adesão e cooperação da CBPE ao CBP, o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros realizado pela Fish TV. A CBPE é a única entidade reconhecida e foi criada no ano de 2018, através da necessidade de regulamentação dos mais de 500 campeonatos já existentes no país, ordenando os torneios de pesca esportivas nos moldes das principais confederações esportivas existentes, fortalecendo o esporte com federações nos 27 estados da União. Outra informação importante foi a de que nesta quarta edição do CBP, todos os competidores inscritos, automaticamente, receberam filiação eletrônica anual gratuita à CBPE. 



Rubinho Almeida Prado lança curso completo de Pesca Esportiva


Hoje, com mais de 30 anos de experiência na área, Rubinho criou mais um projeto em benefício da pesca esportiva. QFS - Quebrando o Fator Sorte é um curso online completo, com mais de 100 vídeos e quase dez horas de conteúdo, com tudo o que o pescador precisa saber para se tornar um grande pescador esportivo! O lançamento foi feito no dia 16 de julho



Projeto Desvendar Canoagem em Pacajus-CE para o bem do meio ambiente


O projeto Desvendar Canoagem tem como objetivo principal a promoção do esporte e a sustentabilidade de maneira leve, divertida e criativa. O projeto é mais um que veio para ficar, desta vez, no estado do Ceará. O Instituto foi criado através da união entre profissionais engajados em diversos campos de atuação social, tendo como principal objetivo a criação de projetos inclusivos que, sendo pautados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, transformem a realidade de comunidades espalhadas pelo Brasil por meio de ações esportivas atreladas. A iniciativa teve seu início no segundo dia do mês de julho deste ano, através de uma aula inaugural. Até o fim desta edição, o projeto terá duração de nove meses, tendo seu encerramento no mês de abril de 2023 e reúne, em primeiro momento, aproximadamente, 240 alunos inscritos entre 10 e 18 anos, estudantes de três diferentes escolas do ensino público da região.



AGOSTO


Natureza Urbana estreou segunda temporada, focada nas pescarias acessíveis 


Tiago Papan viajou por diversas cidades em busca de cenários urbanos para provar que é possível sair da rotina, sem se ausentar por muito tempo das responsabilidades do dia a dia. Pescarias acessíveis e de qualidade, é o que foi ao ar na segunda temporada de Natureza Urbana. Para que tudo isso acontecesse, foi preciso um bom planejamento, equipamentos certos e claro, alguns segredos do apresentador. A segunda temporada veio repleta de novidades, diferentes espécies de peixes, técnicas de pesca esportiva e locais com opções embarcadas e desembarcadas.



Drih e Yasmim pescaram juntas na sexta temporada de Elas na Pesca


Muita técnica, diversão, novos lugares e muita pescaria em dupla! Foi assim que Yasmim e Drih, apresentadoras do Elas na Pesca, resumiram a segunda temporada do programa, que estreou em agosto deste ano. Quem já acompanhava a atração, sabe como as duas apresentadoras dominam o esporte e todas as suas técnicas: Yasmim mostrando toda a sua experiência na modalidade baitcast e Drih dando um show quando o assunto é pesca em pesqueiros.



Prefeitura de Manaus abre curso para agente de pesca esportiva


Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), também tendo o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), a prefeitura realizou, na sede da escola municipal São Sebastião I e da Igreja Católica, na comunidade de São Sebastião do rio Cuieiras, o curso de “Agente de Pesca Esportiva” para que os comunitários pudessem, a partir de então, atuar em processo de legalização na área. A atividade prometia atrair diversos turistas para a região.



SETEMBRO


Pura Pesca estreou sétima temporada com recorde mundial de Eduardo Monteiro


Literalmente, Pura Pesca! Foi assim que a gente conseguiu resumir mais uma temporada do programa da Fish TV comandado pelo apresentador Eduardo Monteiro. Em um dos episódios, em pescaria no Rio Curuá, o apresentador conseguiu um feito muito marcante: a captura de um exemplar de Traíra de 97 centímetros! A captura já foi reconhecida como recorde mundial pelo The International Game Fish Association! Em seu site oficial, onde também traz recordes de outros pescadores, a IGFA destaca o grande exemplar de Eduardo. Eis o texto publicado pela associação: “O Trairão de Monteiro Em 5 de julho de 2022, Eduardo Monteiro desembarcou este impressionante Trairão de 97 centímetros, que vincula o recorde mundial de comprimento total da IGFA existente para a espécie. Monteiro estava pescando no Rio Curuá, no Brasil, quando este peixe explodiu em sua isca “maddog” de superfície. Após uma curta batalha, ele desembarcou o peixe recorde, registrou o comprimento em seu dispositivo oficial de medição IGFA e liberou o peixe com segurança de volta ao rio. Parabéns, Eduardo por um peixe incrível!”



4º encontro dos aquaristas de Muriaé agitou Minas Gerais


A cidade mineira de Muriaé, localizada a cerca de 300km de Belo Horizonte, recebeu esse grande evento, representando sete cidades da região que fazem parte do Polo responsável por cerca de 70% da produção de peixes ornamentais no nosso país. O Encontro aconteceu no dia 4 de setembro de 2022 no Parque de Exposições da cidade. Porém, entre os dias 3 e 7 de setembro, também aconteceu a 1ª Exposição de Peixes Ornamentais de Muriaé e Região, onde diversos peixes foram expostos no pavilhão do local, contando com a presença de vinte e dois expositores. 



Nova carteira de pescador esportivo agora com QR Code


Em alguns estados, além de seguir as regras para a pesca esportiva, é preciso possuir a carteira de pescador esportivo (ou, também, de pescador amador). A carteira é emitida através da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nova versão já contém o famoso QR Code, que é um código de barras bidimensional, podendo ser escaneado com a maioria dos smartphones da atualidade que possuam uma câmera. Para fazer o registro pela internet, é preciso acessar a plataforma digital oficial de relacionamento do cidadão com o governo federal brasileiro: o gov.br.



Nova espécie de peixe descoberta em Minas Gerais


Na bacia do Rio Grande, curso de água que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo e forma o rio Paraná, foi descoberta uma nova espécie de peixe. Heptapterus carmelitanorum é o nome científico de batismo que o animal recebeu. A escolha do nome foi feita para servir de homenagem aos habitantes de Carmo do Rio Claro, município do sudoeste mineiro localizado a 365km da capital do estado. Quem estudou e descobriu a nova espécie foi o pesquisador e professor de Metodologia Científica, do curso de Ciências Biológicas e Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré-SP, Valter Azevedo, em conjunto com seus colegas pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá-PR; da Unidad Ejecutora Lillo, Tucumán, na Argentina; da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, no Peru; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Lord Vinheteiro e a Pirarara de 50kg do Clube Pescar


Em entrevista ao jornalista Marcelo Telles, Vinheteiro contou sobre o exemplar e deu dicas para os pescadores do CBP. Músico, radialista e com uma habilidade sensacional no piano, Vinheteiro possui um canal no YouTube com quase 7 milhões de inscritos. No tempo livre, sua atividade preferida é preparar seu equipamento, ir para a beira do lago e lançar suas iscas na água. Recentemente, no podcast Flow, Vinheteiro foi perguntado qual foi o momento da sua vida em que ele mais se emocionou e que encheu seus olhos de água. O pescador contou sobre o episódio em que pegou uma Pirarara de aproximadamente 50kg no Clube Pescar, pesqueiro de Luziânia-GO.



EBI 2022: Encontro Brasileiro de Ictiologia atraiu diversos participantes em Gramado-RS


A área da Ictiologia comemorou o sucesso do seu maior evento. No fim do mês de setembro, aconteceu a 24ª edição do Encontro Brasileiro de Ictiologia, no hotel Wish Serrano, na Serra Gaúcha, em Gramado-RS. Foi quase uma semana repleta de palestras, simpósios, mesas redondas, workshops e todas as atividades científicas imagináveis para um evento desse tamanho. Com o tema “Conexão de Conhecimentos”, pesquisadores, estudiosos, alunos, professores e curiosos puderam curtir todos os temas a respeito do estudo dos peixes.



CBP 4 começa com recorde absoluto em Goiás: mais de oito toneladas em dois dias


A arena, que era uma das novidades desta quarta edição, já estava presente nas rodas de conversas e nos grupos de WhatsApp dos pescadores há tempos. Desde o seu anúncio como pesqueiro do CBP 4, já se ouvia elogios de quem conhecia e altas expectativas para os novos pescadores goianos. E nos dias 24 e 25 de setembro, o pesqueiro parou e a tensão tomou conta do local: era hora de começar mais uma edição do maior campeonato de pesca do país! Com 1.118 peixes e 8.077,24kg de exemplares capturados, as duas primeiras etapas da quarta edição bateram todos os recordes do CBP! 



OUTUBRO


A nova Fish TV


No ano em que comemora 10 anos de existência, a Fish TV percebeu que uma mudança era necessária. O objetivo? Ligar, ainda mais, as pessoas com a natureza! A Fish TV percebeu que estava sempre atraindo novos públicos. Com isso, tomamos diversas decisões com o objetivo de atingir os pescadores das mais diversas modalidades, os praticantes ocasionais da pesca e de seu estilo de vida, além dos exploradores da natureza e apaixonados pela vida ao ar livre. Todas essas decisões foram tomadas para fortalecer a conexão com a natureza através da pesca esportiva, com o intuito de trazer mais conhecimento e entretenimento para vocês, telespectadores! 



Planeta Turismo retornando em sua temporada número dois


O Planeta Turismo é um programa que percorre todos os cantos do nosso país com o intuito de apresentar todas as beleza naturais e mostrar regiões que não são tão exploradas pelo público em geral. O apresentador e pescador esportivo Ruy Façanário comanda a atração, contando histórias e apresentando diversos tipos de turismos ecológicos, bem como as pescarias destes locais que estão sendo visitados.



Temporada nove de Destinos estreou com Laís em águas brasileiras e argentinas


Laís Vanessa, novamente, fez as suas malas e partiu para as suas viagens entre Brasil e Argentina, apresentando os melhores locais para se relaxar e praticar o esporte que mais conecta o ser humano com a natureza. Essa nova etapa do programa focou nos dois maiores países da América do Sul (pelo menos, por enquanto) e já chegou apresentando novos roteiros, além de reapresentar destinos antigos que estão cheios de novidades.



Expo Fly Fishing 2022 tomou conta da Patagônia no final de outubro


A Expo Fly Fishing foi uma das maiores atrações da Argentina no ano de 2022, considerado a mais importante exposição focada na pesca com mosca (fly) em todo o país. Além da exposição, o evento também é conhecido por ser um encontro de grandes pescadores esportivos da região da Patagônia. O evento contou com entrada gratuita e aconteceu no Hotel Le Village, em San Martín de los Andes, uma cidade no noroeste da Patagônia, conhecida como uma porta de entrada para as florestas do Parque Nacional Lanín.



Resenha CBP e Quinto Tempo CBP retornam com a quarta edição do campeonato


Com Rafinha Minhoca comandando o grande Resenha CBP e com Kleber Sanches e Luciano LP apresentando o Quinto Tempo CBP, os dois programas voltados ao Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV retornaram em outubro. Com a volta de mais uma edição do CBP, os apresentadores dos dois programas já chegaram, como sempre, cheios de carisma, com muita brincadeira e leituras técnicas das etapas classificatórias da competição. 



NOVEMBRO


Gaba foca sétima temporada de A Meta em ser ainda mais próxima da natureza


Bater a meta ou nada! Apresentado pelo pescador Gaba, A Meta chegou com ainda mais força em sua sétima temporada, prometendo tudo e mais um pouco. No dia 9 de novembro de 2022, os telespectadores puderam curtir a estreia e acompanhar todos os desafios enfrentados pelo apresentador. Os primeiros episódios foram gravados durante um inverno muito forte que derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul. Com isso, Gaba teve um desafio ainda maior: ter um bom acampamento em meio a toda essa diversidade de clima e buscar as traíras em meio à águas tão congelantes. Mesmo com tudo isso, o apresentador disse que foram momentos sensacionais.



Rogério e Juliana, campeões do CBP 2, comandam etapa mineira da quarta edição do CBP


Rogério e Juliana, campeões do segundo CBP, levantam o troféu mineiro de 2022. Glauter, campeão do CBP 1, vence a primeira etapa ao lado do seu parceiro Marcão. Encerramos o primeiro dia de disputa com 2.626,580kg de peixes, totalizando 409 exemplares. O final de semana inteiro teve uma soma incrível de 4.955,76kg! Mais uma vez, parabéns, Unipesca! Dos quatro pescadores, três já foram campeões do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros: Juliana, Rogério e Glauter! Porém, o casal campeão do segundo CBP, conseguiu 9,820kg a mais do que Glauter (Robin) e Marcão. Assim, Juliana e Rogério vão para a final com o troféu de campeão mineiro em mãos!



Quarta temporada de Pesqueiros do Brasil com muito peixe de Kleber e Juninho


Conquistando cada vez mais os corações dos pescadores pelo Brasil, a pesca de pesqueiro vem ganhando um espaço ainda maior e um reconhecimento gigantesco no mundo da pesca esportiva. Com toda certeza, esse amor pela modalidade vem aumentando graças à uma forte atração da Fish TV: Pesqueiros do Brasil! O programa chegou, em novembro deste ano, em sua quarta temporada e prometeu, como sempre, muita emoção e muito peixe, pelo comando dos grandes pescadores e apresentadores Kleber Sanches e Juninho Bertazi!



Fish TV lembra o dia Mundial da Televisão e a sua importância para o canal


Seja em casa, no restaurante ou, em alguns casos, no meio das ruas, o ser humano está sempre com o olhar vidrado para dentro do televisor, absorvendo o máximo de informação possível e viajando junto nessa incrível tecnologia das telinhas. É claro que isso também inclui o telespectador da Fish TV, que mantém esse contato maravilhoso conosco através dela. É por essas e outras que a Fish TV ficou tão feliz em comemorar, no dia 21 do mês passado, o Dia Mundial da Televisão.



Três primeiras etapas paulistas com dificuldades, mas com destaque para etapa extra


Mudança de temperatura, chuva e, principalmente, vento forte, foram as principais causas para a arena do Parque Maeda um pouco mais travada do que de costume. Porém, a competição foi emocionante! Apesar de não ter sido um final de semana de recordes para a história do CBP, as três disputas ficarão marcadas pela emoção e pelo destaque de algumas grandes duplas! 



DEZEMBRO


Últimas etapas do CBP em 2022 foram totalmente opostas e trouxeram emoção para a arena


Enquanto ultrapassamos as duas toneladas no sábado, não batemos uma tonelada no domingo. Apesar disso, os dois dias foram cheios de emoção, com campeões brasileiros se classificando! Com o final do ano se aproximando, foi a vez da gente dar um ‘até breve’ para o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros da Fish TV. Mais uma vez, fizemos isso com grande estilo! Os dias 3 e 4 de dezembro agitaram o famoso Tanque 7 do Parque Maeda, em Itu-SP. Porém, as duas provas não tiveram nada de parecido uma com a outra. Mas não pense que a disputa foi sem emoção, muito pelo contrário! Com poucos peixes pesados, a diferença entre os competidores era mínima. Ou seja, no quarto e último tempo, momento em que os peixes costumam comer mais, muita coisa mudou.



Aquário gigante explode em Berlim


O vidro de um aquário no centro de Berlim, com cerca de 1.500 peixes e mais de 100 espécies diferentes, estourou no início da madrugada do dia 16 de dezembro. Incidente aconteceu hoje por volta das 5h45 (1h45 no horário de Brasilia). No horário do acidente, a atração se encontrava fechada para visitas. O viveiro de 14 metros de altura possuía o título de maior aquário cilíndrico independente do mundo e abrigava peixes exóticos, sendo uma das maiores atrações do complexo de lazer com hotel, museu, restaurantes e lojas, que não foram afetados diretamente. O aquário passou por uma reforma há dois anos e todo o hotel circulava ao seu redor, contando com um elevador com paredes transparentes de frente para a atração.



Fã pescador cria música para a Fish TV e para o CBP


Pescador Jackson Keller compôs duas músicas que, segundo suas próprias palavras, são baseadas em ‘tudo que ele assiste no canal’. Jackson dos Santos Keller é professor e pescador profissional! Jackson pesca desde criança e é mais um dos grandes apaixonados pela pesca esportiva que temos pelo nosso país. Há, aproximadamente, cinco anos, o pescador assistia TV em sua casa e, passando de canal em canal, nos encontrou! Foi aí que começou uma verdadeira conexão entre telespectador e emissora. Os anos se passaram e agora, em 2022, Jackson resolveu dar um grande presente para a Fish TV: duas músicas compostas por ele e cantadas por Cláudio Fortunato. 



De uma forma resumida, esse foi o nosso ano de 2022. Porém, ainda tem muito mais coisa por vir!


2023 promete muito mais pescaria e muito mais contato com a natureza! Estamos juntos, sempre!


Um ótimo Natal e Ano Novo para todos!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS