Conheça a arena de pesca do Campeonato Mineiro em Pesqueiros

Com profundidade média de 2,50m, o lago comporta até 32.600kg de peixes. Pacus, pintados e dourados são algumas das espécies do local

Por Victória Netto - 28/06/2019 em Notícias / Fish TV - atualizado em 08/07/2019 as 17:45

O Pesque e Pague Unipesca Esportiva, sede do Campeonato Mineiro em Pesqueiros, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020, em Uberlândia, Minas Gerais, está passando pelos últimos reparos para receber as duas etapas classificatórias do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros (CBP). O objetivo é deixar o local preparado para oferecer a melhor experiência de pesca aos competidores.

Segundo o proprietário do pesqueiro, José Waldemar Alves, a arena, isto é, o lago da prova, está pronta para acolher o evento. No empreendimento, as alterações são pontuais. “Estamos fazendo algumas reformas para mudar o visual. São pinturas, gramas e estradas”, conta Alves.

A arena, que tem uma área total de 8.700m², profundidade média de 2,50m e volume de 21.750m³, reserva muita esportividade ao competidor. A capacidade populacional máxima do local é de 32.600kg de peixes.

Segundo o zootecnista Fábio Mori, responsável por monitorar os pesqueiros-sede do CBP, foram retiradas seis toneladas de matrinxãs e tilápias do lago. No lugar, inseriram outras espécies ainda mais esportivas para a pesca em pesqueiros: tambacus, pacus, piaparas, pirarucus, pintados e dourados. 

Mas, além desses peixes, não é que tem até tucunaré na arena? "Essa não é uma espécie comum em pesqueiro, mas lá temos alguns exemplares. São poucos, mas temos", explica Mori. Para o zootecnista, se o competidor capturar algum, vai ser um pescador de sorte.



Competidor captura seu troféu no primeiro Campeonato Mineiro em Pesqueiros. Foto: Divulgação/Fish TV

É variedade para todos os gostos e técnicas. Além de adrenalina e de disputas acirradas, o proprietário do Unipesca Esportiva, José Waldemar Alves, garante: o competidor pode esperar uma boa recepção, muitos peixes e muita ação no Campeonato.


Água de qualidade, peixes atléticos

O cuidado com os exemplares criados no pesqueiro é fundamental. Por isso, existe um acompanhamento completo feito pelo zootecnista Fábio Mori para garantir o tratamento da água, o correto manejo dos animais e a alimentação apropriada para o desenvolvimento dos peixes.

 “É necessário todo o preparo químico e biológico das águas para que elas tenham condições de suportar a dinâmica populacional dos peixes inseridos em cada lago”, destaca Mori. No Unipesca Esportiva, segundo o zootecnista, está sendo feito um tratamento ostensivo da água, que já é de excelente qualidade.

Além desses cuidados, há também uma dedicação especial à alimentação dos animais. Isso porque, quanto mais saudável o peixe for, mais esportividade o pescador vai encontrar nos duelos. Por isso, nos pesqueiros-sede do CBP, são utilizadas as rações mais apropriadas disponíveis no mercado, com suplementos que potencializam e otimizam o desempenho atlético dos peixes.

Para o Campeonato Mineiro, os animais estão sendo bem condicionados. "Nessa fase, estamos alimentando bastante os peixes para eles crescerem rápido", afirma o zootecnista. O objetivo é garantir que os exemplares tenham todo o “pique de pesca” nos dias de competição.

E por falar em competição, Mori está otimista: "A arena deve dar um bom resultado de pesca. Acho que vai ter muita de saída de peixe, os animais estão bem distribuídos, então vai ter muita gente capturando", indica. 


Classificação garante vaga na final

As duas primeiras duplas que somarem a maior quantidade de peso de peixes em cada etapa e também a dupla que capturar o peixe mais pesado do Campeonato Mineiro em Pesqueiros se classificam para disputar o título brasileiro em 28 de março de 2020, em São Paulo. Todos os custos da viagem serão pagos pela Fish TV.

O prêmio para a dupla campeã do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros é de 100 mil reais em dinheiro. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo também vão ter etapas regionais.

A boa notícia é que o Campeonato Mineiro em Pesqueiros ainda conta com vagas disponíveis. Se você ficou interessado em explorar toda a esportividade da arena, acesse o site do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros e faça parte desta história!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS