Betinho Ensina: Alongando o tamanho da isca

Aumentar o tamanho de uma isca é muito fácil, difícil é fazer isso sem exagerar no aumento do seu peso!

Por Betinho Oliveira - 06/08/2019 em Notícias / Fish TV

?Uma das máximas da pesca diz que para se pegar um peixe grande, é preciso usar uma isca também grande. O ditado se baseia no argumento de que, ao avistar uma possível presa, o predador avalia se a energia gasta para capturá-la compensa o ganho, já que, muitas vezes, disputa ela com peixes menores e mais rápidos.

Pessoalmente, acredito que importante mesmo é oferecer ao peixe uma isca semelhante ao seu alimento natural, naquele momento e local. Mas também partilho do raciocínio aprendido há muitos anos com o amigo Zenizir, de Manaus, de que é sempre bom ter na caixa iscas volumosas, que despertem a atenção do peixe por suas dimensões.

Isca do Zenir - AM


Imitando a isca do amigo

O grande desafio é chegar a uma isca com essa característica sem exagerar no peso, e ainda fazer com que ela tenha pouco atrito no ar durante o arremesso. Como? Alongando seu corpo através de uma pequena porção de monofilamento (náilon ou fluorcarbono), que irá se transformar num tipo de rabo da isca. 


Material utilizado na versão do Betinho



Anzol: 3/0 a 5/0
Corpo: cabelo sintético e brilho
Rabo: penas das costas de galo (saddle), cabelo sintético, brilho e outros materiais
Alongador: linha de fluorcarbono (ou aço flexível)
Acabamento: olho 3D, pincel com tinta permanente e cola a base de cianoacrilato.


1º Passo

Corte um fio de 15 a 20 cm. Ao retirar a linha do carretel, é muito comum que ela fique com memória, mas se você usar o fluorcarbono, o fio ficará mais reto. Antes de cortar o pedaço do fio, passe a mão várias vezes para aquecer e mantê-lo reto.

Depois, queime umas das pontas para criar uma bolinha.



Amarre o material escolhido para o rabo, que pode ser tanto com pelo sintético quanto com penas.


2º passo


Prenda a outra ponta amassada na haste do anzol e passe cola para fixar.


Com penas


Com pelo sintético


3º Passo

Com rabo de pn

Prepare o streamer à sua maneira, lembrando do conceito de pouco material. Então, finalize colocando o olho 3D e faça marcas no pelo com um pincel de tinta permanente.


Outras variações

Com aço, rabo de glimmer flash e 2º anzol.



Com rabo de marabou.



Com rabo de cabelo sintético vermelho.


Todos esses materiais estão disponíveis na minha loja, Betinho Fishing & Adventures. Se houver qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo e-mail betinhoflyeco@uol.com.br ou telefone 11 3819-8424 e ver mais dicas minhas no site www.betinhofly.com.br. Boas pescarias!


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS