PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA! Clube Pescar tem números absurdos e vira recorde (de novo) no CBP

Com o bicampeonato de Adan Santos, etapa goiana do CBP5 registrou incríveis 7.717,958kg e 1.106 peixes, conseguindo bater seu próprio recorde e se tornando a etapa em que mais saiu peixe na história.

Por Marcelo Telles - 11/03/2024 em Notícias / Competições - atualizado em 12/03/2024 as 16:45

Um dia de tensão, com toneladas de peixes e os maiores recordes batidos dentro do CBP. Essas características poderiam ser da etapa regional goiana do CBP5, no último final de semana, ou então da etapa goiana do CBP4, no dia 24 de setembro de 2022.


Na etapa da última edição, por exemplo, a arena estava estreando no Campeonato Brasileiro em Pesqueiros e já chegou causando um terremoto no mundo da pesca esportiva. Naquele dia em questão, em 2022, tivemos 735 exemplares e 4.995,150kg, jogando o Clube Pescar para a liderança dos recordes da competição, tanto em capturas, quanto em quilos totais.


Porém, agora em 2024, essa tabela precisa ser atualizada. Não pelo pesqueiro em si, já que o recorde é, mais uma vez, da arena de Luziânia-GO. Mas o que vimos no último sábado foi assustador.


O campeonato conta com o apoio da Prefeitura de Luziânia-GO, do Clube Pescar e da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva - CBPE.



Nos faltam palavras para descrever o quanto os pescadores deram show nessa disputa, em que TODAS as duplas saíram com peixes. Em apenas um dia de evento, as balanças oficiais do CBP registraram 1.106 peixes capturados e soltos, além do número absurdo de 7.717,958kg de peixes!


Parabéns, Clube Pescar! Aplausos de pé para o pesqueiro em que mais saiu peixe em toda a história!


Agora que já adiantamos os números oficiais e os recordes batidos, vamos contar como foi que essa pescaria se desenvolveu.



Era 9 de março, último sábado. Mas o dia estava longe de ser um sábado qualquer de um final de semana relaxante. Desde a primeira chamada, quando os competidores se dirigiam às suas raias, era visível o clima tenso. Afinal, estávamos na última etapa regional, a última etapa classificatória para a grande final do CBP5.


Era a hora em que não dava chance para o deslize. Não dava mais para errar. Estávamos chegando no momento de “é agora ou nunca”, dentro dessa edição.



Acontece que, para se classificar e garantir uma vaga na finalíssima, os pescadores iriam precisar entregar tudo e mais um pouco. E isso ficou muito visível a partir dos primeiros segundos de prova (sim, segundos).


Logo ao lançarem o primeiro arremesso, diversos pescadores já fisgaram seus exemplares e em pouquíssimo tempo de prova, as balanças já estavam trabalhando sem descanso. Assim permaneceu até o fim, tanto que alguns aparelhos travaram no último tempo, após tanto peixe pesado ter passado por ali.



No primeiro tempo, já vimos que não iria ser fácil garantir uma vaga. Quando ele foi finalizado, Fael Sillis e Lukas fechavam a linha de corte, na décima colocação, com 73,620kg, em uma prova liderada pelos já classificados Noni e Tatos, com 127,900kg.


O primeiro tempo da etapa regional de Goiás também quebrou um recorde: foi o maior tempo de uma prova da história do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros, com 411 capturas e 3.046,282kg em apenas 1h45min de prova.


Em certo momento, estava saindo, em média, um peixe a cada três segundos de prova. Faltou passaguá!



Se a disputa terminasse ali, já teria sido de muito sucesso. Porém, ainda faltavam outros três tempos de pura pesca esportiva e adrenalina. As 60 duplas ainda estavam no jogo e era preciso encontrar a estratégia correta para carimbar a vaga.


No início, muitos Tambas saíram e até alguns Matrinxãs. Mas não deu muito tempo para as grandes estrelas do Clube Pescar entrarem em ação: as Pirararas gigantes!




Elas apareceram aos montes, brigando demais e fazendo pescadores cruzarem toda a arena para conseguir a captura.


Um caso bem curioso e importante de citar é que se um pescador conseguisse a captura de um peixe somente do outro lado do lago, ao correr até a balança com o exemplar no passaguá, era obrigatória a oxigenação do peixe no meio do caminho, sempre pensando no bem estar do animal.


No segundo tempo de prova, como já era de se esperar, o ritmo baixou um pouco (muito pouco). Os pescadores continuaram pesando os seus exemplares, mas a fila na balança já havia reduzido, comparado ao primeiro tempo. Era o momento de garantir o máximo de capturas possível, subindo na classificação geral.



Pescadores conhecidos dentro do CBP se deram muito bem nesse momento, como Bigode e Bruno; Markim da Lua e Rafa Silvério; e Ricardo e Igor Pavão. (Este último, ao final do dia, também entraria para a história da competição, já que se classificou em TODAS as regionais. Que CBP, hein Pavão!).


Isso tudo sem contar a dupla formada por Tharley e Adan Santos. Adan, que já estava classificado, buscava o bicampeonato goiano. Na etapa que citamos, em 2022, Adan Santos comemorou o título estadual ao lado do seu parceiro Márcio, com 300,480kg.


Bom, a gente já adianta que esse recorde não foi batido na etapa do último sábado, mas a emoção foi tão grande quanto. Após o almoço, no terceiro tempo de prova, Adan e Tharley deram uma boa disparada, após uma sequência de boas pesagens.


Apostando na boia cevadeira e na anteninha, a dupla focou na pesca de Tamba e conseguiram ir somando muitos pontos na quantidade.



Mas foi uma Pirarara que chamou a atenção. Às 15h35, pouco antes da entrada AO VIVO na Fish TV, o pescador José Queiroz iscou uma mortadela e lançou em água. O peixe que veio foi um exemplar incrível da espécie de 40,660kg! Era o maior peixe do dia e um dos maiores de todo o campeonato! Parabéns para a dupla José Queiroz e Valentim Martins, que não conseguiu a classificação, mas entrou para a história.


Todos as duplas pegaram peixe e os números dos últimos colocados também chamaram a atenção. TODAS as equipes da 38ª posição para cima pegam mais de 100kg de peixes! A dupla antepenúltima, por exemplo, poderia ter se classificado em outros regionais com o peso que conseguiu.



Foi uma grande espetáculo, que ganhou ainda mais forço no quarto e último tempo. Com a liderança de Adan e Tharley, era preciso pegar alguns peixes em sequência para tirar o título da dupla. Só que não podemos esquecer que eles também mantiveram o ritmo.


Acostumado à títulos no CBP, Adan Santos usou de sua qualidade técnica e experiência, além de Tharley, que usou de uma sabedoria de pescador incrível para engatar a sequência de peixes. Foram 6 Tambas pego na quarta parte da prova, que garantiram o topo da disputa goiana.



Duh Leite e Diego Marques até encostaram, após um belíssimo final de pescaria, o que foi suficiente para conseguir a vice-colocação.


Eletrizante demais foi a disputa no Clube Pescar nesse CBP. A cidade de Luziânia-GO parou para assistir a prova, em um show de preparo e disposição física dos competidores! Parabéns, Tharley, pelo título incrível e parabéns Adan Santos, pelo bicampeonato goiano!


Aliás, parabéns a todos os pescadores que pescaram no Clube Pescar no último sábado. Vocês fizeram parte de um dos momentos mais marcantes da história do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros!


A etapa contou até com um evento VIP, ao lado da prova, com vista privilegiada da arena, com a presença de autoridades locais e convidados.


A pescaria foi tão interessante, que tivemos três duplas já classificadas terminando entre o TOP 10. Com isso, até o 13º lugar pôde comemorar a vaga na finalíssima. 


Os classificados da ETAPA GOIANA para a grande final são:
1º - ADAN SANTOS E THARLEY - 254,310KG
2º - DIEGO MARQUES E DUH LEITE - 240,926KG
3º - JÚLIO CÉSAR E PEDRINHO - 224,808KG
4º - RENATO E TIAGO - 221,942KG
5º - CLAUDINHO E JUNINHO - 217,426KG
6º - MARKIM DA LUA E RAFA SILVÉRIO - 216,200KG
7º - NONI E TATOS - 211,520KG
8º - MARCELO E WILTON - 211,500KG
9º - IGOR PAVÃO E RICARDO AKASHI - 207,480KG
10º - INÁCIO E WILKER LEITE - 198,260KG


Além de Demi e Diego; Bigode e Bruno; e Gleyberson e Mamim. Pois é, agora acabaram as etapas regionais dessa edição. Estamos indo direto para a GRANDE FINAL!



A disputa será no dia 6 de Abril, no Parque Maeda, em Itu-SP. Lembrando que a final conta com 9 horas de transmissão na tela da Fish TV! É emoção que não acaba mais, é pesca esportiva pura, isso é CBP! Viva o máximo!


O CBP5 conta com o apoio de: BUFFALO, PLAY PESCA, ALBATROZ FISHING, MARURI FISHING, CAMPESCA, CLOTER RYTOS, HAXEA, LUMIS, PESCA BRASIL, PIONEER, SGT STORE, SILICONES PAULISTA, TUDO GAMER, ACEZO, ARTEMIS, BÓIAS BARÃO, EBF PESCA, GANÉO, SANTA PESCA, SECURITY e ZEEO




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS