A Final é logo ali! Etapas catarinenses do CBP 4 preenchem últimas vagas com emoção até o fim

Em dois dias de muito calor em Joinville, pescadores suaram a camisa e deram show na arena do pesqueiro Sítio 3 Lagoas.

Por Marcelo Telles - 14/02/2023 em Notícias / Competições

A chave que fechou as disputas catarinenses, classificando os últimos pescadores para a finalíssima da quarta edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros, foi fabricada em puro ouro 24 quilates!


Afinal, não teria maneira mais emocionante de se encerrar as etapas classificatórias do que as duas grandes pescarias realizadas no último final de semana em Joinville-SC.



Foram dois dias que pegaram fogo: primeiro, pela temperatura altíssima e pelo sol forte sobre a arena do Sítio 3 Lagoas; segundo, porque a tabela de classificação não parava por um minuto sequer. Quem também não teve sossego foram as nossas balanças, que trabalharam pesado durante o sábado e domingo.


Como de costume, tivemos duplas dentro da zona de classificação por vários tempos seguidos que, ao final da prova, perderam a vaga. Em contrapartida, também como estamos acostumados, tivemos diversos pescadores que não estavam nem perto do TOP 10 e se classificaram para a final no quarto e último tempo.


Mas é claro que essa história precisa ser contada em detalhes, de maneira separada, já que as vagas para a grande final estão todas preenchidas! Se liga só!


Etapa 1 - 11 de fevereiro


Três segundos! Sim, literalmente, esse foi o tempo que demorou para o primeiro peixe ser fisgado nas etapas classificatórias de Santa Catarina. E foi um atrás do outro!


Apesar dos primeiros peixes a serem pesados não conterem um tamanho significativo, ficando na média aproximada de cinco quilos, tudo já ia contando para a tabela de classificação. O que já era esperado, visto que os peixes menores, menos acostumados à pressão de um dia de campeonato de pesca esportiva, costumam sair antes dos maiores.



Em cinco minutos de prova, Beto e Claudecir já desfrutavam de uma gostosa liderança. Porém, ainda faltaria muita, muita coisa para acontecer. Poucos minutos após a liderança da dupla, dois pescadores começaram a ganhar bom destaque: Doraci e Inésio.


O casal não conseguiu uma sequência forte em capturas, porém pesaram peixes de tamanho bem acima da média. Ao final da segunda etapa, por exemplo, apesar da dupla ter capturado apenas quatro exemplares, estes foram os peixes: dois Tambas de mais de 10 quilos, uma Carpa-Cabeçuda de mais de oito e um Pacu de quase quatro quilos.


O bom peso de cada um deixou o casal na ponta da tabela até o meio da tarde de sábado. Mas as trocas de raias não favoreceram, Doraci e Inésio conseguiram pegar, somente, mais um exemplar, e terminaram na sexta colocação geral.


Quem começou a aparecer mais após o horário de almoço foram os grandes José e Rodrigo! A dupla conseguiu se alimentar bem, descansar e voltar com tudo para o terceiro tempo de prova.


Eles tinham capturado dois peixes, mas arrebentaram no início da tarde e conseguiram mais sete belos exemplares, saltando direto para a primeira colocação geral, com destaque para um Tamba, pego na boia cevadeira com massa, de 11,850kg!


Enquanto isso, quem começou a incomodar a dupla de pescadores foi Joel e Joel Júnior, pai e filho, que também estavam inspirados e deram o seu máximo na primeira etapa catarinense do CBP 4. Até o horário de almoço, foram cinco belos Tambas.




Depois desse período, Joel e Joel Júnior apostaram na Carpa-Cabeçuda: e elas vieram! Foram mais três exemplares da espécie pegos durante a tarde, tudo com boia alternando entre pastilha e massa. O tamanho dos exemplares capturados também foram muito bons, conseguindo levar a dupla para a terceira colocação geral. Os dois se classificaram com louvor para a grande final do dia 11 de março, parabéns!


Quem também quis tirar a concentração de José e Rodrigo foi a dupla formada pelos pescadores Juliano e Marcos, que deram um show na arena catarinense. Apesar de terem ido para o intervalo de almoço cabisbaixos, apenas com um peixe de 2,980kg pescado, os dois voltaram com sangue nos olhos e mostraram como se pratica a pesca esportiva!


Foram incríveis oito exemplares durante a tarde, com destaque especial para Tamba magnífico de 16,800kg, capturado na boia cevadeira com minhoca, às 17h13 da tarde, na reta final da prova. O exemplar deu a eles, não só o troféu de maior peixe do dia, mas a classificação para a grande final em segundo lugar! Que show de pescaria, parabéns!


Mas, com quase 6kg a mais, não teve como alcançar José e Rodrigo. A dupla de campeões da primeira etapa catarinense da quarta edição do CBP pegou 11 belíssimos peixes, fez a balança trabalhar e garantiu o topo!



Com um total de 73,290kg, José e Rodrigo carimbaram o passaporte para a finalíssima como os primeiros campeões do final de semana. E eles já prometeram: vão dar trabalho para os outros finalistas no Tanque 7 do Parque Maeda. Parabéns pescadores, nos vemos mês que vem!


A primeira etapa catarinense teve um total de 184 peixes capturados, somando 1.107,900kg.


Os classificados da PRIMEIRA ETAPA CATARINENSE para a grande final são:

1º - JOSÉ E RODRIGO - 73,290KG

2º -  JULIANO E MARCOS - 67,360KG

3º - JOEL E JOEL JÚNIOR - 54,200KG



Etapa 2 - 12 de fevereiro


Parecia um déjà vu. A etapa de domingo em Joinville-SC começou bem parecida com a do dia anterior. Sol forte, temperatura nas alturas, peixes saindo no início de prova com uma leve travada na sequência… A semelhança era tamanha que até na emoção as duas etapas decidiram ser parecidas.


Jonatan e Marcos começaram cedo os trabalhos. No primeiro tempo de prova do domingo, a dupla saiu na frente em boa disparada: três exemplares em quinze minutos. Os Tambas, na média de seus 8 kg, ajudaram os pescadores a manter a ponta. E isso permaneceu durante um bom tempo de prova, já que os dois conseguiram outros oito exemplares da espécie ao longo do dia.


O problema foi que outras três duplas também dispararam, de forma que Jonatan e Marcos não tiveram condições de manter o ritmo e acompanhar. Apesar do destaque e da belíssima prova, os dois ficaram na quarta colocação geral, batendo na trava da classificação… Faz parte do esporte, faz parte da pesca esportiva!



Uma das duplas que tirou a vaga das mãos deles era formada  pelos grandes Benedetti e Paulinho, que capturaram 12 bons exemplares. A grande média de peso destes, levou os pescadores para brigar nas cabeças! Foram 97,160kg de somatória e a briga ficou em aberto até o fim!


Faltando apenas 15 minutos para o encerramento, eles conseguiram um Tambacu de 8,550kg, que deu ainda mais esperança na briga pelo título catarinense. Porém, o último peixe não apareceu. Apesar do título ter ficado para uma próxima disputa, Paulinho e Benedetti vão para São Paulo na grande final. Parabéns, vice-campeões catarinenses do CBP 4!



Outros pescadores que deixaram todos boquiabertos foram os já muito conhecidos Alexnaldo e João. Antes do quarto tempo, foram seis exemplares capturados, pesados e soltos na arena do Sítio 3 Lagoas. Mas a classificação começou a ficar mais perto na última uma hora e meia de etapa. Era a última chance, a última oportunidade de conseguir uma vaga na final e a tensão tomava conta de todo o pesqueiro. Mas parece que Alexnaldo nem sentiu tamanha pressão.


O pescador parecia cada vez mais inspirado e, nas primeiras raias da arena, conseguiu uma sequência incrível de exemplares: outros seis peixes no último tempo. Com uma pontuação geral de 86,740kg, João e Alexnaldo subiram no terceiro lugar mais alto do pódio e abriram o sorriso para festejar mais uma vaga! Parabéns!


Mas não teve jeito! O segundo dia de disputa catarinense teve dois donos. Aliás, todo o campeonato catarinense teve dois donos: Didi e Eduardo!


Seja por benção divina, experiência ou técnicas distintas, os pescadores, simplesmente, arrebentaram e colocaram as duas mãos no troféu de campeões catarinenses logo cedo. Para quem caminhava pela arena de Joinville, se visse dois pescadores correndo com um peixe no passaguá direto para a balança, as chances eram grandes de ser a dupla Didi e Edurado.



Os dois pescadores foram com um foco: pesca de Tambacu. Deu muito certo, obrigado! Foram 14 exemplares dos bons. Mas o peixe de 13,650kg pego às 10h35 roubou a cena. A partir daí, a disparada da dupla fez os pescadores alcançarem os 100 quilos de peixes ainda no terceiro tempo.


Apesar de tudo isso, o quarto e último momento de prova não foi o dos melhores para os dois. Mas o único exemplar pego nesse período, um Tamba de 11,840kg, foi o suficiente para garantir a vaga e o título! Foi um total de 111,890kg, peixes lindíssimos, o topo do pódio e o troféu de campeões catarinenses do CBP 4 em mãos!


Parabéns pela grande disputa, pescadores! Vocês vão para a finalíssima do dia 11 de março com todos os méritos possíveis!


A disputa de domingo conseguiu superar o dia anterior, com um total de 239 peixes e uma somatória de 1.713,830kg.


Os classificados da SEGUNDA ETAPA CATARINENSE para a grande final são:

1º - DIDI E EDUARDO - 111,890KG

2º -  BENEDETTI E PAULINHO - 97,160KG

3º - ALEXNALDO E JOÃO - 86,740KG



É só isso, não tem mais jeito e acabou! Essas foram as duas últimas disputadas das etapas classificatórias da quarta edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros! Quem se classificou, permanece com a chance de ser campeão brasileiro! Quem não conseguiu, vai precisar esperar pela quinta edição!



Nos vemos na finalíssima do dia 11 de março, no Tanque 7 do Parque Maeda, com incríveis 9h de transmissão AO VIVO, diretamente da tela da Fish TV!


O CBP 4 conta com o apoio de: BUFFALO MOTORES, KTO, PLAY PESCA, ALBATROZ FISHING, MARURI FISHING, ACEZO, CLOTER RYTOS, HAXEA, LIFE K, LUMIS, SILICONES PAULISTA, ALL FISHING BRASIL, BIGUA MASSAS, BOIAS BARÃO, EBF PESCA, HIDEA MOTORES, JEM COMERCIAL, SECURITY e ZEEO.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS