Pesca de Fly: aprenda a técnica para o arremesso perfeito

O passo a passo para o Overhead Cast na pesca de fly

Por Victória Netto - 31/01/2020 em Notícias / Clube Fish TV - atualizado em 01/02/2020 as 16:04

A essência da pesca de fly é muito simples. Não é à toa que essa foi a primeira modalidade com isca artificial a surgir na história da pesca esportiva. Mas, como era de se esperar, uma série de táticas foram se desenvolvendo ao longo dos anos.

Mesmo com toda a sua simplicidade, a pesca de fly exige bastante técnica do pescador, e uma das mais fundamentais é o arremesso. Existem vários tipos de arremessos, mas hoje vamos explicar o mais básico: o Overhead Cast.

E quem nos ajudou nessa missão foi o apresentador do programa Na Pegada do Fly, o pescador Kid Ocelos, que separou algumas dicas para quem está começando. 


Como funciona o arremesso?

Segundo o Kid, a lógica do arremesso de fly é puramente física. O objetivo é fazer um arco com um movimento e uma parada. A vara ajuda a gerar energia para poder levar a linha adiante e transportar a isca até o peixe.

O correto é, após o primeiro movimento de levantar a vara de pesca, posicionar o braço em “L”, com o equipamento na altura da orelha. Se você imaginar um relógio, o ângulo ideal é o que vai mais ou menos das 10:00 até, no máximo, as 2:00. Mas pode variar, com um ângulo um pouco mais fechado.

Dá uma olhada na ilustração:

Na hora de lançar a linha, é importante executar o arco da forma correta para não quebrar o loop, que nada mais é do que o formato de “u” deitado que a linha faz no ar.

De acordo com o Kid, existem dois tipos de loop e um erro. O primeiro loop é o fechado, “aquele em que você controla o movimento da linha no ar e desenha o loop certinho, fechadinho”, explica o pescador. Já o aberto, como o nome sugere, é mais amplo, executado com um movimento suave no ar.

Por fim, o erro é o chamado "nó de vento", isto é, quando algo sai errado no movimento e a linha enrola nela mesma, formando um nó que o próprio pescador ocasiona.

Com os princípios básicos de um arremesso de fly em mente, vamos para a execução do Overhead Cast?


Overhead Cast: o passo a passo

O Overhead Cast, que em inglês significa “arremesso por cima da cabeça”, é muito simples. Para executá-lo, o pescador só precisa seguir quatro passos, mas é essencial prestar atenção a alguns detalhes.

Um desses pontos de atenção é a empunhadura e, conforme o Kid Ocelos, existe uma padrão. Ele explica que o ideal é segurar a vara de pesca do mesmo modo que se costuma portar uma chave de fenda.

O pescador também destaca que é importante observar a intensidade para não segurar nem com muita, nem com pouca força, sempre firmando o polegar no ponto de apoio para ver se o equipamento está balanceado na sua mão.


Agora, lembra o arco do relógio, aquele que vai das 10:00 às 2:00 horas? Você vai precisar ter ele em mente quando for fazer esse arremesso. Se liga no passo a passo:

#1 Pickup

Segurando a vara de pesca da forma que o Kid explicou, atentando à empunhadura, você primeiro vai levantar a linha, o chamado “Pickup”.

#2 Back Cast

Depois de levantar a linha, você vai lançá-la para trás, sempre dentro da amplitude máxima do arco, ou seja, onde marcam 10:00 no relógio. 

#3 Forward Cast 

Esse é o momento do arremesso, a hora de lançar a linha para a frente. E, de novo, lembre-se de não ultrapassar o marco mental de 2:00 no relógio, senão o arremesso não vai ficar perfeito.

#4 Lay Down

Finalmente, o repouso da linha. O quarto passo do arremesso é apresentação do material, o momento de entregar a isca, deixando-a "na cara do peixe". 

Evidentemente, quando for arremessar, você vai fazer esses quatro passos em um único movimento, mas é importante entender cada uma das etapas para executar o arremesso da forma mais correta possível.

Outro aspecto fundamental é a trajetória da linha, que deve seguir um movimento reto no ar.

E, claro, treinar muito antes de ir para a água. Como diz o Kid, quanto mais se treina, mais perto se chega do peixe!

E se você quiser conhecer uma variação do Overhead Cast ou ficar por dentro de outros tipos de arremessos, acesse as Dicas Rápidas do Kid Ocelos no Clube Fish TV clicando aqui

Agora que você já sabe como fazer o arremesso perfeito, o jeito é praticar!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS