O tradicional Torneio Três Marias movimentou o fim de semana no Lago de Três Marias, em Minas Gerais, reunindo duas competições em um único evento: o Torneio Família, na sexta-feira (14), e o Torneio Elite, no sábado (15).
Organizado pelo Pesca Gerais, o torneio reforça a vocação da região para a pesca esportiva de tucunaré e tem transmissão ao vivo pela internet, com mais de 11 horas de conteúdo no YouTube, no estilo Bassmaster.
Conversamos com Otávio Vieira, do Pesca Gerais, sobre a proposta do evento, que organiza competições na região desde 2008. Segundo Otávio a ideia sempre foi unir alta performance e participação familiar.
Dos 78 inscritos no Elite, 57 equipes levaram esposa, filhos, pais e parentes para competir no Torneio Família da sexta, que segue o mesmo formato técnico da prova principal, com largada às 7h, encerramento às 17h, regulamento rigoroso e troféus para os dez primeiros colocados.
Como incentivo, quem compete no Elite tem inscrição grátis no torneio familiar. Neste ano, todos os participantes do Família receberam ainda uma medalha especial, voltada principalmente às crianças.
Foto: Arquivo Pessoal / Wellington Coelho.
O fim de semana foi de muita ação no lago, um dos maiores espelhos d’água do país, com nove municípios banhados por Três Marias. Segundo a organização, saíram muitos peixes grandes nas duas provas, incluindo tucunarés acima de 60 centímetros.
O Elite ofereceu premiação em dinheiro e um barco Metal Forte ao campeão, além dos troféus de réplica valorizados pelo evento.
Como em todos os eventos do Pesca Gerais, houve ação social: competidores doaram alimentos e recursos que serão destinados a instituições de Três Marias.
Veja como ficaram as classificações do campeonato:.
CLASSIFICAÇÃO — TORNEIO FAMÍLIA 2025
1º — R.C.M. Fishing (Marcos / Rafael / Camila – Três Marias-MG) — 223,5 cm
2º — Tucuna Jigs (Rodrigo / Bárbara – Três Marias-MG) — 222,5 cm
3º — DM Etiquetadora (Daniel / Márcia Regina – Nova Serrana-MG) — 220,0 cm — Maior peixe: tucunaré de 65 cm
CLASSIFICAÇÃO — TORNEIO ELITE SERIES 2025
1º — Rodrigo Daldegan Leão – Divinópolis-MG — 226,5 cm
2º — Daniel Henrique Vieira – Araguari-MG — 225,5 cm
3º — Rafael Fernando Pereira (Mamute) – Morada Nova de Minas-MG — 224,0 cm
Maior Peixe: Wellington Cuei – Uberlândia-MG — tucunaré de 66 cm
O organizador Otávio Vieira destacou ainda que o modelo, inspirado em competições internacionais como o Bassmaster, busca profissionalizar ainda mais o esporte e, ao mesmo tempo, aproximar as famílias da pesca.
Segundo ele, a resposta dos participantes confirma o caminho: muitos já planejam voltar em 2026.
para comentar
