O último final de semana provou que a pesca esportiva está mais forte do que nunca no Brasil. Com o calendário completamente tomado por grandes eventos, os rios e lagos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins se transformaram em palcos de disputas emocionantes.
Além de atrair centenas de competidores em busca dos melhores troféus, os torneios deram um verdadeiro show de preservação ambiental, fomento ao turismo e aquecimento da economia local.
Abaixo, você confere os principais destaques:
Goiás: o desafio na Serra da Mesa
Foto: Circuito Goiano de Pesca Esportiva.
Em águas goianas, o sábado foi de casa cheia para a 4ª Etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva. A bela região da Serra da Mesa, em Niquelândia, recebeu impressionantes 101 equipes, mostrando o crescimento acelerado da modalidade no estado. O objetivo era claro: buscar os grandes tucunarés-azuis.
Após uma disputa acirrada e muita adrenalina, o grito de campeã ficou com a equipe Fonseca Fishing Team - Rota da Pesca, que alcançou a marca de 326 centímetros. O pódio foi completado pela equipe Dim Pesca na segunda colocação, seguida pela Hora da Pesca Pro Team no terceiro lugar.
Mato Grosso do Sul: premiação histórica e recorde no Rio Paraná

Foto: Tucuna Pro Brasil 2026.
A adrenalina tomou conta da Marina Taboado, em Aparecida do Taboado (MS), com a grande estreia da 1ª Etapa do Tucuna Pro Brasil 2026. Em um formato de disputa individual exclusiva, o evento reuniu 59 competidores de peso e ofereceu uma premiação histórica de R$ 300 mil reais em dinheiro por mérito, a maior já registrada nessa categoria no Brasil, segundo a organização.
O evento rendeu um total de 415 peixes capturados (225 azuis e 190 amarelos). O grande destaque da etapa foi o pescador Luís Cláudio Rodrigues, o "Nariz do Pântano". Além de garantir o primeiro lugar com 264 centímetros somados, ele ainda bateu o recorde do torneio com a captura de um imponente "azulão" de 64 centímetros, classificado pelos organizadores como o maior peixe já capturado em uma competição oficial no rio Paraná.
O vice-campeonato ficou com Sérgio Poletti (250 cm), seguido por Luiz Henrique Costa (246,5 cm) fechando o Top 3.
Paraná: festa internacional no Lago de Itaipu
Foto: Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré.
Descendo para a região Sul, a cidade de Pato Bragado (PR) foi a sede do 5º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré.
Organizado pelo Clube de Pesca Esportiva Britânia, o evento no Lago de Itaipu foi um sucesso absoluto de organização e respeito à preservação das espécies, distribuindo mais de R$ 250 mil em prêmios, incluindo sorteios de lanchas e motores.
Quem fez a festa e levou o troféu principal foi a equipe Massacre, com um desempenho fantástico que rendeu uma média de 47,6 centímetros.
A equipe Biguá Pesca Show garantiu o segundo lugar (média de 46,8 cm) e, de quebra, faturou o cobiçado troféu de maior peixe do torneio com um tucunaré de 52,5 centímetros. Na terceira posição, subiu ao pódio a equipe Vallor Contabilidade (média de 46,7 cm).
Tocantins: a força dos caiaqueiros no Lago Taboca
Foto: Torneio de Caiaqueiros Rancho do Bita.
Fechando a rodada de resultados, o município de Formoso do Araguaia (TO) sediou a 3ª Edição do Torneio de Caiaqueiros Rancho do Bita, nas águas do Lago Taboca.
O evento, que integra o Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva, montou uma estrutura completa e exclusiva para os adeptos do caiaque, reunindo um grande número de competidores.
A remada foi forte e a disputa, de tirar o fôlego. Quem encontrou os melhores peixes e faturou o lugar mais alto do pódio foi o caiaqueiro Bruno Lima, acumulando 163 pontos.
Colado nele, Ítalo Rodrigo garantiu a segunda colocação com 148 pontos, enquanto Carlos Henrique fechou o pódio na terceira posição, com 146 pontos e seu troféu especial garantido.
Com o sucesso do último final de semana, o calendário nacional da pesca esportiva segue a todo vapor.
Nos próximos dias, as águas de estados como Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo já se preparam para receber novas etapas e circuitos.
para comentar


