Saiba por que vale a pena apostar no consumo de peixe de cultivo

Carne oferece uma série de benefícios nutricionais e tem garantia de qualidade.

Por Joyce Heurich - 12/11/2020 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 13/11/2020 as 16:03

Com que frequência o peixe de cultivo está presente no seu prato? No Brasil, o consumo médio por habitante é de quatro quilos por ano. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), nos últimos seis anos, a produção de peixes de cultivo deu um salto de 31% no país, acompanhando a demanda dos consumidores. O destaque vai para a tilápia e o tambaqui, que são as espécies mais cultivadas. Embora a procura pela carne venha crescendo, o consumo ainda é muito baixo quando comparado a outras proteínas animais. 

Por isso, a
Fish TV conversou com a apresentadora do programa Aqua Negócios, a zootecnista e especialista em aquicultura Daniela Nomura, sobre os benefícios oferecidos pelos peixes de cultivo. Na lista abaixo, que também reúne informações do Guia Alimentar para a População Brasileira, você confere algumas razões pelas quais deveria incluir essa proteína com mais frequência na sua dieta. 

 

  • Excelente substituto para a carne vermelha

Os peixes, de modo geral, são ricos em proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais. Pelo menor teor de gordura e alta proporção de gorduras saudáveis (insaturadas), são excelentes substitutos para as carnes vermelhas. 

 

  • Garantia de qualidade da carne

A grande vantagem dos peixes de cultivo é a garantia de origem e qualidade da carne. É possível saber a procedência do pescado, uma vez que existe controle desde o abate até chegar ao consumidor final. Os peixes não são alimentados com restos ou possuem resquícios de poluentes. A água onde eles são criados é monitorada.

 

  • Filés para toda a família

Os filés são muito práticos e ajudam os mais exigentes a consumirem com tranquilidade. Filés de tilápia são o principal destaque pelo sabor e odor suaves, além da ausência de espinhas. É uma boa opção, inclusive, para as crianças.

 

  • Disponibilidade o ano todo

O peixe de cultivo não fica sujeito a época. Você pode comer tilápia nas quatro estações e, de quebra, colabora para a preservação da natureza, ajudando a evitar que espécies entrem em extinção, por exemplo. 

 

  • Diferentes tipos de preparo

Os peixes podem ser preparados assados, grelhados, ensopados (moqueca) ou cozidos. Também podem ser usados em pirão, saladas ou servir como recheio de tortas. Preparações culinárias de peixe com legumes como pimentão, tomate e cebola ou com frutas como banana e açaí costumam ser muito apreciadas.

 

  • Dicas para escolher, armazenar e cozinhar

Lançada em 2019 pela Peixe BR, a campanha “Coma mais Peixe” possui um site próprio com uma série de dicas para os consumidores de peixe de cultivo. Veja aqui informações sobre como escolher o seu peixe com segurança e como armazená-lo de forma adequada em casa. A campanha também disponibiliza um caderno com receitas para todos os gostos. Você pode conferir esse material clicando aqui. Bom apetite!

 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS