Produção da tilápia cresce no Brasil

Profissionalismo dos piscicultores é uma das justificativas para o aumento

Por Fish TV - 02/05/2017 em Notícias / Aquicultura

Clima favorável e facilidade de adaptação a diversos tipos de sistemas de produção são características que favoreceram o aumento da produção do peixe mais cultivado no Brasil. Entre 2005 e 2015, a produção da tilápia cresceu 80% com a modernização e intensificação da produção em tanques-rede e reservatórios como nos viveiros escavados.

Para maior entendimento sobre o assunto, foram observadas diversas informações durante a execução do projeto "Impactos socioeconômicos da tilapicultura no Brasil" executado pela Embrapa Pesca e Aquicultura sediada em Tocantins. A pesquisa foi baseada em sete grandes polos de produção da espécie: Baixo Vale do Itajaí, em Santa Catarina, regiões Norte e Oeste do Paraná, Orós e Castanhão, no Ceará, Submédio e Baixo São Francisco, na divisa dos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas; Ilha Solteira, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

Segundo especialistas, a justificativa para esse aumento da produtividade seria o profissionalismo dos piscicultores que entendem que para ser competitivo é imprescindível ter controle sobre o seu negócio. Algumas das técnicas usadas pelos profissionais são os alimentadores automáticos, ventiladores que acrescem o oxigênio na água e o uso de aeradores.

Fonte: Embrapa
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS