Peixe BR pede liberação da exportação da piscicultura para União Europeia

Pedido foi feito em reunião com secretário executivo do Ministério da Agricultura

Por Alison Mota - 14/09/2020 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 11/12/2020 as 15:16

Há alguns dias, a diretoria da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) se reuniu com Marcos Montes, secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para tratar de temas ligados à aquicultura brasileira. Entre os Assuntos debatidos estavam a criação de um comitê de sanidade aquícola dentro do MAPA, com participação da Peixe BR, e a liberação de exportações da piscicultura nacional para a União Europeia.

Sobre o comitê, Montes se mostrou favorável, observando que tomará medidas legais para o início deste projeto. Com relação as exportações para a UE, bloqueadas pela não conformidade das embarcações pesqueiras, a Peixe BR lembrou da importância da sanidade na aquicultura, pois peixes e camarões de cultivo podem competir no mercado europeu, mas também estão impedidos de entrar. Montes se comprometeu em trabalhar junto das secretarias ligadas ao tema para dar atenção ao processo de liberação dos produtos provenientes da aquicultura.

Para Francisco Medeiros, diretor-presidente da Peixe BR, o encontro com o secretário executivo do MAPA é uma importante aproximação das duas entidades. “Após vários anos da piscicultura vagar entre vários ministérios e secretarias, desde 2019 está no MAPA, onde deve permanecer e seguir os exemplos de outras proteínas como aves, suínos e bovinos. Nossa aproximação tem a função de estreitar os laços, levar informações do setor para o mapa e fazer acordos de cooperação”, comenta. 

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS