Peixe BR lança anuário 2021 da piscicultura nacional

Dado divulgado na publicação mostra crescimento de 5,93% no setor

Por Alison Mota - 01/03/2021 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 08/03/2021 as 15:08

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) lançou oficialmente o seu anuário para o ano de 2021, publicação que traz dados relevantes sobre como foi o último ano para o setor aquícola nacional. O evento de lançamento foi totalmente online, por conta da pandemia, e contou com a apresentação de Francisco Medeiros, presidente executivo da associação, que trouxe detalhes das informações publicadas no anuário.

Entre as variadas informações que constam no anuário, um dado geral mostra que, mesmo com os desafios enfrentados em 2020, a piscicultura nacional cresceu 5,93%, o que representa um total de 802.390 toneladas de peixes cultivados no Brasil. Esse é o segundo melhor desempenho do setor desde 2014, ano em que a Peixe BR iniciou o seu trabalho com levantamentos sobre a produtividade aquícola.

Os números que revelam o crescimento da aquicultura são positivos para o setor, que precisou se reinventar ao longo de 2020, ainda mais pela pandemia ter chegado poucas semanas antes da Semana Santa, considerada o “Natal da piscicultura”, segundo Francisco Medeiros. Em um primeiro momento as vendas registraram queda e houve preocupação. “Foi preciso refazer planos, ajustar custos e redobrar a atenção”, destacou o presidente da Peixe BR. Assim que o cenário se ajustou, o segundo semestre do ano passado se mostrou o melhor para o segmento nos últimos anos.

O peixe que recebeu mais destaque foi a tilápia, pois foi registrado um aumento de 12,5% na produção brasileira, representando 486.155 toneladas. Com esse resultado, a espécie se consolida ainda mais no cenário nacional, com sua participação entre o total dos peixes de cultivo produzidos no Brasil saltando para 60,6%. Outras espécies (trutas, carpas e pangasius) tiveram desempenho considerável, crescendo 10,9%, o que significam 38.104 toneladas.

Se você deseja ter acesso ao anuário 2021 da Peixe BR, basta clicar aqui e ser redirecionado para o site da associação. Com um cadastro simples você consegue fazer o download gratuito da publicação.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS