Peixe BR Cria novos comitês buscando fortalecer aquicultura no Brasil

Novidades estão ligadas aos peixes mais importante produzidos no país

Por Alison Mota - 11/02/2021 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 11/02/2021 as 19:04

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) criou dois novos comitês, são eles o Comitê de Tilápia e o Comitê de Peixes Nativos. A especificidade das novas criações se deve porque são as mais importantes espécies produzidas no Brasil e, por conta disso, são formados por representantes das empresas associadas à Peixe BR. O Comitê de Tilápia é coordenado por Celso Junqueira, da Damata Aquacultura. O Comitê de Peixes Nativos tem a coordenação de Bruno Leite, da Zaltana Pescados.

Para o presidente executivo da associação, Francisco Medeiros, os dados da produção das espécies trabalhadas nos comitês mostram a importância de suas criações. “A tilápia representa aproximadamente 60% da produção de peixes de cultivo no Brasil. E os peixes nativos participam com outros 35%. É responsabilidade da Peixe BR dar atenção especial às necessidades, pleitos e exigências desses segmentos”, explica.

Medeiros também entende que os membros dos comitês possuem ampla experiência no trabalho com as espécies em destaque, o que qualifica o setor. “Os componentes dos comitês da Peixe BR conhecem as necessidades da piscicultura. Por isso os comitês são tão relevantes. Eles contam com profissionais, produtores e empresas que têm clareza nas prioridades nas várias frentes para fortalecer as cadeias da tilápia e de peixes de cultivo que, juntas representam mais de 95% da piscicultura brasileira”, destaca.

O coordenador do Comitê de Peixes Nativos, Bruno Leite, enxerga a necessidade constante de aprimoramento no setor aquícola, tendo a criação dos comitês como um importante movimento para isso. “São inúmeros os benefícios do consumo de peixes. Por isso, a atividade tem de se profissionalizar cada vez mais para atender aos mercados interno e externo.  Conhecemos de perto os problemas e desafios que temos pela frente e vamos somar forças para chegar às melhores soluções e valorização dos peixes nacionais”, afirma.

Com o Brasil ocupando a 4ª posição mundial como produtor de tilápia, Celso Junqueira, coordenador do Comitê de Tilápia, entende que ainda é possível crescer ainda mais na produção da espécie. “A piscicultura é uma importante atividade de milhares de municípios brasileiros e tem um enorme potencial a ser explorado. No comitê, criamos um ambiente adequado para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, contribuindo para a geração de empregos e renda para movimentar a economia e levar peixes de cultivo de qualidade para a mesa da população”, comenta.

Os dois comitês se reunirão periodicamente para apresentar propostas e executá-las, também discutindo os principais temas ligados às espécies, contribuindo assim para a cadeira de produção de peixes de cultivo no Brasil. Os associados da Peixe BR que queiram participar dos Comitês de Tilápia e Peixes Nativos devem enviar e-mail para: comunicação@peixebr.com.br.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS