Instituto de pesca oferecerá curso sobre melhoramento genético de peixes

Evento abordará temas como o uso de seleção dirigida na criação de pescados

Por Matheus Ferreira - 23/09/2019 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 29/10/2019 as 15:23

O melhoramento genético de peixes no Brasil ainda é um trabalho que está iniciando. Pensando nisso, o Centro de Pesquisa do Pescado Continental, do Instituto de Pesca de São Paulo, irá ministrar um curso no dia 27 de novembro sobre Melhoramento Básico de Peixes. O grupo acredita ser necessária a identificação de variações de acasalamento das espécies, principalmente a tilápia, e o uso de metodologias de seleção dirigida.

“Consideramos que a produção de peixes no Brasil ainda é desenvolvida com base em espécies sem programas de melhoramento genético. Com isso, temos implicações óbvias na produtividade desta falta de recursos privados para essas atividades”, comenta Fernando Stopato, coordenador do curso.

O melhoramento efetuado com peixes oriundos do exterior ou de diferentes regiões do país tem mostrado grande potencial de cultivo para a tilápia, contudo os animais devem sofrer novos processos de seleção para a adaptação local e metodologia produtiva. Sendo assim, pretende capacitar pescadores a conseguirem uma melhor identificação dos reprodutores e escolha das características de interesse que possibilitam um retorno financeiro mais acentuado.

 

Curso de Melhoramento Básico de Peixes

Data: 27/11/2019

Onde: Av. Abelardo Menezes, s/nº - Próximo ao trevo do Km 444 da Rodovia Washington Luiz - Instituto de Pesca São José do Rio Preto

Informações: (17) 3234-3204

Público-alvo: profissionais em aquicultura, produtores e alunos de graduação e pós-graduação.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS