Embrapa inicia estudos de doença que ataca o tambaqui

Acantocéfalos, vermes parasitas, causam diversos problemas na produção de peixes

Por Fish TV - 01/06/2016 em Notícias / Aquicultura

Com o objetivo de entender melhor as características, a prevenção e o controle de doenças em peixes causadas por acantocéfalos - vermes parasitas -, a Embrapa iniciou um projeto de pesquisa envolvendo quatro unidades do órgão, que estão localizadas no norte do Brasil. Além disso, os estudos contam com a contribuição de universidades de diferentes regiões. 

A pesquisadora Patrícia Maciel, da Embrapa Pesca e Aquicultura, destaca que é fundamental obter mais conhecimento sobre o problema devido aos danos provocados nas pisciculturas de tambaquis, por exemplo. "Ocorre a redução da produtividade dos animais na engorda, pois, quando parasitados, diminuem o ganho de peso. Além disso, essa atenção é importante porque durante algum tempo ficou como uma parasitose negligenciada e poucos estudos visavam o controle e tratamento na produção de peixes", ressalta. 

O projeto tem quatro pilares como base: estudar o ciclo de vida do parasita para conhecer a doença e subsidiar medidas de controle; pesquisar as alterações fisiológicas provocadas pelo parasita no peixe para definir métodos de diagnóstico e identificar métodos de tratamento da doença. Haverá ainda um estudo sobre a presença de resíduos dos medicamentos na carne do pescado. 

Fonte: Imprensa Embrapa 
Foto: Internet
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS