CODEVASF PROMOVE VI ENCONTRO DE PROJETOS DE PESCA E AQUICULTURA EM PARNAÍBA

Evento acontece no próximo dia 28

Por Fish TV - 26/11/2018 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 30/11/2018 as 10:26

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, no próximo dia 28 de novembro, das 8h às 17h, o VI Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O evento, organizado pela 7ª Superintendência Regional, será realizado no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba, e reunirá pesquisadores, estudantes, técnicos, representantes de órgãos públicos, além de profissionais atuantes no ramo da piscicultura e aquicultura, como marisqueiras, pescadores, catadores de caranguejo e piscicultores.

O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimentos entre os participantes. A programação incluirá apresentações e relatos de experiências a respeito do desenvolvimento de projetos de pesca de mariscos, cultivo de peixes e agricultura.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, fará a abertura do encontro, destacando as ações da Companhia para incentivo à atividade no estado. “É com grande satisfação que a 7ª Superintendência Regional realiza esse evento, o qual representa uma oportunidade de promover intercâmbio entre os projetos apoiados pela Codevasf, com apresentação de experiências diversas e propagação de informações ligadas ao setor. A estimativa de público é de 300 pessoas. A Codevasf apoia hoje 40 projetos de piscicultura em todo o estado e contribui para que a atividade seja exercida com conhecimento técnico, agregando valor ao produto e gerando renda, de maneira sustentável”, afirma o superintendente.

Intercâmbio de conhecimento

O piscicultor familiar Janiel da Costa Lira, da Associação de Piscicultores do município de Caxingó (PI), participará do encontro. A entidade, fundada em maio de 2017, conta hoje com nove associados. “Nós trabalhamos com criação de tilápias e vendemos nosso produto na região. Já participamos de capacitações oferecidas pela Codevasf e pudemos aprender sobre o correto manuseio do peixe, os cuidados com a temperatura da água, os equipamentos mais adequados, entre outros pontos. Temos a expectativa de conhecer um pouco mais sobre o mundo da piscicultura nesse evento para poder agregar mais aprendizado”, salienta.

Os benefícios do processamento da casca do marisco dos pontos de vista ambiental, econômico e social serão abordados na programação. A presidente da Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia, Maria de Fátima Paiva, destaca que o aproveitamento dessa matéria-prima pode proporcionar mais geração de renda. “A casca do marisco já era aproveitada no artesanato, com confecção de cortinas e outros objetos de decoração. Passamos, então, a moer essa casca, e estão sendo feitos estudos mais detalhados para o aproveitamento da farinha. Já sabemos, por exemplo, que pode ser utilizada para misturar na ração de galinhas. Estamos entusiasmadas com essa possibilidade, porque é uma fonte de renda a mais pra gente”, relata.

Além das parcerias firmadas entre a Codevasf e outras entidades para incremento da piscicultura e da contribuição para a pesca do marisco no litoral piauiense, serão abordados no evento outros temas como os impactos de sistemas produtivos em comunidades; o cultivo integrado da piscicultura com agricultura e o modelo de desenvolvimento e gestão de piscicultura. As apresentações serão conduzidas por especialistas e representantes de entidades que atuam na área.

Apoio aos piscicultores

No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no Norte do estado, região com grande potencial na área. As ações são voltadas para a capacitação, gestão produtiva e econômica, comercialização, experimento de campo, entre outras.

O VI Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a UFPI, a Embrapa Meio-Norte e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Para saber mais detalhes sobre a programação e as inscrições, clique aqui.

Foto: Flickr Codevasf

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS