Aquishow Brasil 2019 terá atrações inéditas

Evento contará com torneio de filetagem e prêmio Inovação Aquícola

Por Alison Mota - 02/05/2019 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 07/05/2019 as 10:04

Considerado um dos mais importantes eventos da piscicultura de água doce da América Latina, a Aquishow Brasil de 2019 acontece entre os dias 14 e 17 de maio, no Complexo Turístico, Cultural e Histórico Roberto Rollemberg, que fica na cidade paulista de Santa Fé do Sul. A edição deste ano também comemora os 10 anos do encontro de negócios, que contará com inéditas atrações ligadas ao tema piscicultura, incluindo o show de stand up comedy “Tilapiada”, com o humorista Tom Carvalho.

Torneio Filetador de Ouro

Considerado tão importante quanto o manejo de peixes de cultivo é o aprimoramento da etapa de beneficiamento. Para isso, foi criado o torneio Filetador de Ouro, que será realizado no dia 16, das 8h às 12h. Os filetadores serão avaliados pelo melhor rendimento da carcaça em menor tempo. Serão feitas etapas eliminatórias até a escolha dos campeões, realizada pelos jurados. O primeiro lugar recebe R$1 mil e o troféu de Filetador de Ouro. Já o segundo colocado recebe R$500. O objetivo do torneio não é apenas a descontração da competição e valorização dos profissionais, mas também propor reflexões sobre o trabalho manual em meio a grande automatização da indústria do pescado, como destaca Marilsa Patrício, diretora da Aquishow Brasil. “Existem máquinas de filetagem, que desempenham a função de forma muito mais ágil. Porém, para que o filé tenha o padrão estético das prateleiras, deve passar pelas mãos de uma pessoa. Então, acredito que é necessário avaliar o custo-benefício de ambos os processos”, destaca.

Prêmio Inovação Aquícola

A inédita premiação, que acontece dia 15, foi criada com o objetivo de reconhecer iniciativas capazes de provocar uma transformação real e duradoura em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira. O Prêmio abrange todas as empresas e entidades da cadeia aquícola que serão avaliados por uma comissão de notáveis, indicados pelas principais instituições no país que estejam relacionados ao setor. A comissão indicará três finalistas para cada categoria, que depois são escolhidos através do voto aberto por meio do site do evento. Os trabalhos inscritos concorrem em cinco categorias, que são: Academia (universidades e institutos de pesquisa), Produção (cultivo de pescado), Beneficiamento (frigoríficos que processam pescado cultivado), Produto final (pescado nas mais diversas apresentações) e Políticas institucionais (projetos e iniciativas públicas ou privadas de organização e fomento setorial).

Cobertura Aqua Negócios

Para mostrar os melhores momentos da Aquishow Brasil 2019, a equipe do programa Aqua Negócios fará gravações durante todos os dias do evento. Em breve, esse registro estará disponível na programação da Fish TV.

Para outras informações sobre a Aquishow Brasil 2019, como a programação completa de cada dia, basta acessar o site do evento.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS