Brasil é o melhor país do mundo para ecoturismo, diz Forbes

Renomada revista estadunidense de negócios e economia elege Brasil como melhor destino para o turismo de natureza.

Por Marcelo Telles - 17/10/2023 em Notícias / Turismo - atualizado em 17/10/2023 as 18:11

É o Brasil no topo! A revista Forbes, muito conhecida e respeitada por abordar diversos assuntos referentes à economia, finanças, investimentos e marketing, divulgou que elegeu o nosso Brasil como o melhor destino do planeta para a prática do ecoturismo.


O turismo de natureza, ou ecoturismo, abrange diversas atividades em que nós, seres humanos, tiramos um tempo para relaxar e aproveitar esses momentos de proximidade com o meio ambiente.


Em resumo, o ecoturismo é definido pelo Ministério do Turismo como um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.



Em sua eleição de melhor local para a prática, a Forbes Advisor, plataforma de indicações de viagens e economia, atribuiu a nota de 94,9 para o nosso país, o deixando no topo da lista. Essa nota, porém, foi chamada de índice de ecoturismo, que avalia a biodiversidade de cada país e a quantidade de atrativos naturais e parques que são reconhecidos como patrimônio pela Unesco.


A nota do Brasil, por sua vez, foi alta por conta da sua maior biodiversidade, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas, de acordo com a revista.


Além do líder Brasil, a lista com os 10 melhores destinos segue com o México em segundo lugar com 86 pontos, e a Austrália em terceiro. Na sequência, aparecem Equador, Costa Rica, Butão, Peru, Indonésia, Panamá e Tanzânia.



O Brasil possui 23 cidades históricas e patrimônios mundiais da humanidade, dentre naturais e culturais. São eles: Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), Centro Histórico de Olinda (PE), Ruínas de São Miguel das Missões (RS), Centro Histórico de Salvador (BA), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (MG), Brasília (DF), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Centro Histórico de São Luís (MA), Centro Histórico de Diamantina (MG), Centro Histórico de Goiás (GO), Praça São Francisco (SE), Paisagens entre a montanha e o mar do Rio de Janeiro, Cais do Valongo (RJ), Conjunto Moderno da Pampulha (MG), Sítio Roberto Burle Marx (RJ), Costa do Descobrimento (BA), Reservas da Mata Atlântica (PR/SP), Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM), Complexo de Áreas Protegidas Pantanal (MT/MS), Ilhas Atlânticas Brasileiras (PE), Áreas de Conservação do Cerrado (GO), Paraty e Ilha Grande (RJ) e o Parque Nacional do Iguaçu (PR).



O impacto que o setor de ecoturismo possui para a economia brasileira é gigantesco, já que cresce, em média, 30% ao ano em todo o país, com estimativa de movimentar, financeiramente, 333,8 bilhões de dólares no mundo inteiro, até o ano de 2027.


Nos últimos anos, mais de 20 milhões de turistas vieram até o nosso país e, destes, cerca de 20% buscavam por belos cenários em meio à nossa natureza. Porém, não é preciso ir para fora do país para ver isso acontecer.



Por aqui mesmo, aproximadamente 1 milhão de brasileiros escolhem o ecoturismo como destino. É visível uma procura e uma preocupação maior com o turismo de natureza no nosso país, com o passar dos anos.


Percebemos isso com a grande quantidade de pescadores esportivos que viajam por todos os cantos do país atrás dos maiores exemplares e dos mais belos locais de pesca, aproximando a relação do ser humano com a natureza e fazendo crescer esse mercado, cada dia mais.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS