Preservação: pesca em Serra da Mesa ganha novas regras

Entre as medidas está a proibição de competições de pesca amadora no período de defeso

Por Fish TV - 10/08/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Regras modernas irão auxiliar no desenvolvimento da prática da pesca esportiva no lago formado pela barragem da Usina Serra da Mesa, em Goiás. É que o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irão editar uma instrução normativa interministerial disciplinando as duas atividades. "A Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), assim como resto do setor, pleiteava esse ordenamento desde 2012", ressalta o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca (Sepop/MPA), Fábio Hazin. 

(Imagem: Arquivo/FishTV)


Entre as principais novas exigências está a possibilidade do consumo de um peixe por pescador. "A norma também estabelece, dependendo da espécie, um tamanho máximo do peixe que pode ser capturado para consumo", explica Hazin.  Além disso, no período do defeso fica proibida a realização de competições de pesca amadora e, quando a pesca estiver liberada, o pescador amador deverá portar licença e documento de identificação durante a atividade. 

A medida mantém a proibição de comercialização e transporte de espécies capturadas no lago. A pescaria amadora na Serra da Mesa é um segmento importante, já que garante trabalho e renda para condutores e operadores de turismo de pesca esportiva de comunidades da região.  
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS