Loader

Preservação do tucunaré-açu em Barcelos

Moradores da cidade se reuniram para apoiar projeto de lei que visa proteger a espécie

Por FishTV - 04/07/2017 em Notícias / Meio Ambiente

No último sábado (1), moradores da cidade de Barcelos saíram às ruas carregando faixas e cartazes em apoio ao projeto de lei do vereador Allen Gadelha (PSB), que tem como objetivo a preservação da espécie do tucunaré-açu na região.

De acordo com o presidente da ABOT - Associação Barcelense dos Operadores de Turismo, Ian-Arthur de Sulocki, o projeto de lei em preservação a espécie vai garantir a volta do turismo de pesca na região. "O peixe é um dos principais fatores que movem a economia de Barcelos, por isso, devemos, sim, ir em busca da preservação", inicia ele. O projeto de lei garante a proteção efetiva do tucunaré-açu por oito anos, fortalecendo o turismo de pesca esportiva, uma vez que o cenário atual evidencia uma queda de 40% dos turistas na região. 

A movimentação dos moradores do município contou com o apoio da ABOT, que acredita em uma melhora considerável no turismo. "Incentivamos o movimento e o projeto de lei, pois acreditamos na preservação. Nosso trabalho também auxilia no controle de pescados, pois verificamos os barcos para conferir se não há pesca irregular. Assim como, pesamos, medimos os peixes para mantermos um controle efetivo", garante Ian.

A medida de lei valerá para empreendimentos turísticos, barco-hotéis, hotéis, pousadas, restaurantes, feiras, pontos de venda, peixarias, flutuantes, mercados, frigoríficos, barcos de pesca profissional, barcos de recreio, regionais e balsas. "A espécie protegida é a tucunaré-açu, portanto, a popoca e borboleta estão livres para pesca", alerta Sulocki. Na última temporada alguns pescadores encontraram dificuldade de pescar a espécie, pois outros retiravam os peixes de forma irregular.

Projeto de arrecadação de taxa ambiental

Outro projeto em andamento para o turismo de pesca esportiva no município de Barcelos é a criação da Taxa Ambiental, o Programa e o Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pesca Esportiva, o qual é um conjunto de ideias entre os vereadores Cleiton Carioca, Josemir de Macedo e Allen Gadelha. O projeto garante que os impostos arrecadados das empresas e dos pescadores sejam parte do fundo municipal com o objetivo de utilizá-lo em apoio ao pescador e comunidades.

MAIS NOTÍCIAS