PF desarticula associação criminosa de pesca e caça ilegais no TO

Investigados podem responder por crimes contra a fauna, associação criminosa e posse ou porte ilegais de arma de fogo

Por Priscila Gomes - 27/06/2020 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 04/08/2020 as 09:59

A Polícia Federal deflagrou nesta semana a operação “Dia da Caça”, que tem o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para caça e pesca ilegais no rio Tocantins. Aproximadamente 50 policiais federais, com o apoio do IBAMA, cumpriram onze mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Palmas, nos estados do Tocantins, Mato Grosso e São Paulo. Além disso, foram cumpridos mais onze mandados de intimação policial. 

O “Dia da Caça” é um desdobramento da operação “Curupira”, deflagrada em fevereiro de 2018, em que identificou 15 envolvidos nos referidos crimes ambientais, resultando na prisão de alguns deles e na apreensão de 350 quilos de pescado, armas, petrechos e até restos de animais mortos. Nesta nova fase, se busca apurar a participação de outros envolvidos nos crimes contra a fauna, especialmente a caça de animais silvestres e pesca no período de defeso, com a utilização de armas de fogo clandestinas e outros petrechos.


Foto: Polícia Federal - TO 

Os investigados poderão responder por crimes contra a fauna, associação criminosa e posse ou porte ilegais de arma de fogo. As penas somadas alcançam treze anos de prisão. A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação da pandemia do COVID-19, foi planejada uma logística especial com ações de prevenção ao contágio. 

Assista a matéria na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS