Nova espécie de Peixe Bagre Blindado descoberta em águas brasileiras

Com capacidade de mudar de cor, animal foi encontrado na região da Amazônia.

Por Marcelo Telles - 18/12/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 18/12/2023 as 15:21

Uma espécie de bagre blindado no Brasil foi descoberta e identificada por pesquisadores britânicos. Nomeada de Corydoras colossus, o peixe, encontrado no rio Jutai, na região da bacia amazônica, exibe uma notável habilidade de conseguir mudar sua coloração.


Após ser capturado e estudado no Museu de História Natural de Londres, uma profunda análise revelou que se trata, realmente, de uma nova espécie.


Foto: Reprodução / Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichtyology e Scielo Brasil.  


O portal Olhar Digital destacou que o estudo, recentemente publicado na revista Neotropical Ichthyology, ressaltava as características distintivas do Corydoras colossus em comparação com outras 17 espécies do gêneros similares. 


Entre suas peculiaridades estão: plaquetas que se assemelham a um pequeno mosaico, cobrindo a parte frontal do corpo, uma mancha escura bem característica ao redor dos olhos e outra em forma de “V” na cabeça, quando se é observado de cima.


Os cientistas que descobriram a nova espécie, descreveram o peixe encontrado nas águas do rio Jutai como possuindo uma "cabeça comprida lateralmente", focinho reto e arredondado, boca pequena, e barbilhões curtos com protuberâncias também arredondadas.


Sobre o fato de conseguir mudar de cor, a espécie que foi analisada, apresentava uma tonalidade de amarelo-esverdeada, acompanhada de várias marcas, incluindo a já citada mancha em “V” na cabeça, em tons de amarelo e laranja.


Entretanto, outros exemplares podem exibir uma coloração completamente preta. A descoberta desta vez mostra que, cada vez mais, mais espécies diferentes estão sendo encontradas nas águas brasileiras.


Foto: Reprodução / Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichtyology e Scielo Brasil.  


Mês passado, por exemplo, a Fish TV destacou que pesquisadores e estudiosos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e com pesquisadores da Universidade Federal do Pará, descobriram uma outra nova espécie de peixe no estado: o Scobinancistrus raonii, como fora batizado. Um pequeno peixe, de até 17 centímetros, com cores verde-oliva e manchas redondas amarelas. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS