Pescador cria um desafio inspirado no programa A Meta

A meta do pescador gaúcho aconteceu no Rio Jacuí

Por Victória Netto - 05/12/2019 em Notícias / Geral

Um pescador compra um caiaque, cria a própria meta inspirado na programação da Fish TV e funda um grupo de caiaqueiros no Rio Grande do Sul. Foi o que o técnico em enfermagem Lucas Santos, 30 anos, gaúcho e apaixonado por pesca, fez.

O contato com a natureza e o interesse pela pesca surgiram quando ele ainda era criança. O pai o levava para conhecer as lagoas próximas da casa onde moravam, e eles passavam o dia à beira do Rio Jacuí, na cidade gaúcha de Rio Pardo.

Naquela época, faziam uma pescaria rústica, com linha de mão e minhoca. “Ganhei do meu pai minha primeira vara de pesca, lembro até hoje. Aquilo era o auge pra mim”, conta. “Assim começaram os investimentos, qualquer troquinho que eu tinha era para tralha de pesca”, recorda.

Além disso, Lucas, que também era escoteiro, sempre gostou de camping. “Retornei às atividades mais dedicado, mais maduro e consciente na minha fase adulta. Já bem estabilizado, comecei a procurar por modalidades de pesca”, compartilha.



Foi quando conheceu, por meio da Fish TV, a proposta do pescador Gabriel Athanazio, o Gaba, que apresenta A Meta. “Um certo dia, olhando TV, passou a sinopse do programa, aí pensei: o que é isso no Rio Grande do Sul, aqui tão perto de casa?”, relembra.

"Começou um filme na minha vida, e minhas duas paixões, a pescaria e o camping, ganharam mais uma companhia: o caiaque", afirma. Ali, o pescador decidiu que se aventuraria em uma nova modalidade.

Expedição Jacuí

O próximo passo era escolher o equipamento. “Entre muitas pesquisas e vídeos, achei o meu caiaque, um monstro que me daria independência e tudo o que precisava”, conta. Depois foi uma questão de tempo e prática até o pescador idealizar um primeiro desafio, que contou com orientações inclusive do Gaba, com quem Lucas entrou em contato para trocar informações.

O caiaqueiro, então, definiu um trajeto a ser cumprido com outros dois parceiros. “Saímos entre três amigos para realizar 150 km de caiaque, levando apenas o que cabia na embarcação, da cidade de Rio Pardo a Porto Alegre pelo Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul”, relata.



A aventura teve que terminar 20 km antes de cumprirem a missão, já que a segurança é sempre prioridade e o rio estava com o nível mais alto que o normal. Assim, para não correr nenhum risco, a escolha natural foi deixar o fim da expedição para um próximo desafio.

E foi pensando em compartilhar esse tipo de experiência que Lucas criou um grupo no estado gaúcho, o Sou Caiaqueiro RS. A iniciativa já conta com 41 “irmãos de remo”, tem um lema, camiseta, uma página no Facebook, um grupo no WhatsApp e até um canal no YouTube.

“A essência da Sou Caiaqueiro RS é carregar tudo no caiaque e explorar pontos onde só o caiaque pode entrar, sempre praticando o pesque e solte, porque a preservação da nossa fauna e flora é o principal”, enfatiza.



Para o apresentador Gaba, incentivar outros pescadores significa que o programa cumpriu seu objetivo. “Quando a gente ouve que inspira pescadores a adquirir um caiaque, a fazer uma missão, a se desafiar com responsabilidade, eu acho que tudo valeu a pena, o objetivo maior foi atingido, que é levar um conteúdo que inspire, ensine e encoraje”, declara.

E se você também curte esse tipo de aventura, não não deixe de acompanhar a quarta temporada de A Meta, que estreou no dia 25/11. Os episódios inéditos vão ao ar todas as segundas, às 23h, na Fish TV.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS